Hotéis do Rio começam retomada de atividades e têm 30% de ocupação

Associação acredita que retomada total pode durar até 2 anos

Publicado em 30/08/2020 - 11:36 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Passados cinco meses em que a rede hoteleira do Rio de Janeiro fechou as portas, demitiu milhares de funcionários e amargou milhões de reais em prejuízos por causa da pandemia de Covid-19, os hotéis da capital fluminense já começam a retomar as atividades nesse período de flexibilização determinado pelas autoridades do município e do estado do Rio de Janeiro.

Na primeira semana de setembro, entre os cinco estrelas, voltam a funcionar o Sheraton, no Leblon, o Fairmont, em Copacabana, e o Grand Hyatt, na Barra da Tijuca. O Fasano e o Copacabana Palace já abriram e todos com serviços limitados e seguindo os protocolos da Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde e da OMS.

O recomeço só conseguiu 30% do total da ocupação. A ABIH-RJ, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Rio de Janeiro, reconhece que a retomada completa do setor vai ser lenta e pode demorar até dois anos. Por isso, o presidente da entidade, Alfredo Lopes, avalia que o momento é de investir em campanhas para trazer hóspedes do mercado doméstico.

Lopes lamenta que alguns dos hotéis que se encontram fechados não vão reabrir, o que vai ser uma perda significativa em termos de empregos e de receita para a economia do município.

O presidente do Sigabam, o Sindicato dos Garçons, Barman e Maitres do Estado do Rio de Janeiro, Antônio dos Anjos, também acredita que a retomada do setor hoteleiro vai começar pelo turismo interno. Para ele, o principal desafio é a conscientização de hóspedes e funcionários dos hotéis de que a proteção contra o novo coronavírus depende de cada um.

Sobre a redução de postos de trabalho, Antônio dos Anjos se diz confiante de que, com a retomada das atividades, muitos colegas terão seus empregos de volta. Mas, isso deve acontecer somente a partir do final deste ano.

 

Ouça Também:

IBGE verifica recuperação do setor de serviços em junho

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo