2 milhões de pessoas deixam isolamento rigoroso de 6 a 12 de setembro

Dados são da Pnad Covid, e mostram ainda retorno de aulas

Publicado em 02/10/2020 - 17:58 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O desemprego no Brasil voltou a crescer e já atinge 13,5 milhões de pessoas, segundo dados da Pnad Covid, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O levantamento se refere à segunda semana de setembro.

Apesar disso, a taxa de desocupação para o período, compreendido entre 6 e 12 de setembro, ficou em 14,1%, o que revela estabilidade frente à semana anterior, que registrou 13,7%.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, os números referentes ao mercado de trabalho revelam um cenário de estabilidade na maioria dos indicadores.

Outro dado que revela manutenção dos indicadores do mercado de trabalho é a taxa de informalidade, que caiu apenas 0,3% da primeira para a segunda semana de setembro.

Houve queda, no entanto, de 4,5%, no número de brasileiros que não procuraram emprego, mas gostariam de trabalhar, contingente que saiu de 27,3 milhões para 26 milhões.

Também diminuiu o número de pessoas que não procuraram trabalho por causa da pandemia ou por falta de oportunidade no local onde moram. Essa parcela era de 17 milhões na primeira semana de setembro e passou para 16,3 milhões no período seguinte.

A variação mais relevante foi notada no percentual de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social. Em uma semana, o indicador passou de 3,4 milhões para cerca de 3 milhões, o que indica um movimento de retorno às atividades profissionais.

A pesquisa também analisou dados sobre o isolamento social, que mostram que caiu em cerca de 2 milhões o número de pessoas que se diziam rigorosamente em quarentena como medida de contenção da pandemia.

A Pnad Covid indica, ainda, uma retomada das atividades escolares. Na primeira semana de setembro, 15,8% dos estudantes estavam sem aulas. No novo levantamento, esse percentual caiu para 14,7%.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo