Brasileiros no exterior poderão usar biometria para prova de vida
O novo coronavírus mudou muita coisa neste ano, inclusive a forma que os beneficiários do INSS que moram no exterior têm para comprovar que estão vivos.
Para quem não sabe, a cada ano é preciso fazer a prova de vida para continuar recebendo o dinheiro a que têm direito. Quem não fizer, tem o benefício bloqueado. Mas, agora em 2020 é possível fazer essa comprovação por meio do aplicativo MEU INSS.
Haverá a opção da biometria facial para algumas pessoas. Aí, o beneficiário deve escolher essa opção no aplicativo e apontar o celular para o seu rosto. Neste momento, o programa armazena a imagem da face para confirmar em um banco de dados se a pessoa tem direito ao benefício previdenciário.
Mas, nos casos em que a interessado não conseguir fazer esse procedimento será possível comprovar que não morreu, encaminhando um atestado de vida, disponível no site inss.gov.br, para esse mesmo endereço eletrônico ou para o aplicativo MEU INSS. Porém tem um detalhe, nesse caso é necessário registrar o documento em cartório ou órgão definido pelo país onde a pessoa vive.
Também é possível levar pessoalmente o documento à Agência de Acordos Internacionais ou à Coordenação-Geral de Pagamentos e Gestão de Serviços Previdenciários do país.
A boa notícia é que se o brasileiro residente no exterior estiver com o benefício do INSS bloqueado há menos de 60 dias da realização dessa prova de vida, e der tudo certo, o dinheiro será liberado automaticamente.
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 07/11/2024 - Rádio Nacional transmite Botafogo x Cuiabá pela 33a rodada do Brasileirão. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Edifício sede do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Centro do Rio.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/12/2024 - Rio de Paz faz ato contra mortes de crianças por violência, na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)