Brasileiros no exterior poderão usar biometria para prova de vida

INSS fará bloqueio de benefício caso não haja comprovação

Publicado em 19/10/2020 - 14:29 Por Dayana Vítor - Brasília

O novo coronavírus mudou muita coisa neste ano, inclusive a forma que os beneficiários do INSS que moram no exterior têm para comprovar que estão vivos.

Para quem não sabe, a cada ano é preciso fazer a prova de vida para continuar recebendo o dinheiro a que têm direito. Quem não fizer, tem o benefício bloqueado. Mas, agora em 2020 é possível fazer essa comprovação por meio do aplicativo MEU INSS.

Haverá a opção da biometria facial para algumas pessoas. Aí, o beneficiário deve escolher essa opção no aplicativo e apontar o celular para o seu rosto. Neste momento, o programa armazena a imagem da face para confirmar em um banco de dados se a pessoa tem direito ao benefício previdenciário.

Mas, nos casos em que a interessado não conseguir fazer esse procedimento será possível comprovar que não morreu, encaminhando um atestado de vida, disponível no site inss.gov.br, para esse mesmo endereço eletrônico ou para o aplicativo MEU INSS. Porém tem um detalhe, nesse caso é necessário registrar o documento em cartório ou órgão definido pelo país onde a pessoa vive.

Também é possível levar pessoalmente o documento à Agência de Acordos Internacionais ou à Coordenação-Geral de Pagamentos e Gestão de Serviços Previdenciários do país.

A boa notícia é que se o brasileiro residente no exterior estiver com o benefício do INSS bloqueado há menos de 60 dias da realização dessa prova de vida, e der tudo certo, o dinheiro será liberado automaticamente.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo