logo Radioagência Nacional
Economia

Indústria dá sinais de recuperação em 12 de 15 locais pesquisados

Segundo o IBGE, em seis estados o setor está no patamar pré-pandemia
Baixar
Solimar Luz
08/10/2020 - 15:07
Rio de Janeiro

A atividade industrial brasileira segue em recuperação. Dados apresentado pelo IBGE indicam crescimento em 12 dos 15 locais pesquisados. Em seis estados, a sondagem indica que o setor já se encontra no patamar pré-pandemia do novo coronavírus.

Na passagem de julho para agosto, o maior avanço da indústria foi verificado no Pará, com crescimento de 9,8%, terceira alta consecutiva. O estado já acumula aumento de quase 18,5% no período.

Outros seis estados apresentaram índices acima da média nacional: Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, o volume de crescimento da indústria brasileira alcançou aproximadamente 3,5% em agosto, quarta alta seguida.

Por outro lado, Pernambuco e Espírito Santo apresentaram as maiores quedas em agosto, frente o mês anterior.

O gerente da pesquisa, Bernardo Almeida, explica que o crescimento da produção industrial na maioria dos estados pesquisados está ligado à reabertura econômica e flexibilização do isolamento social.

Segundo ele, a pesquisa reflete, em grande medida, a ampliação do movimento de retorno de unidades produtivas, após a paralisação imposta pela pandemia.

São Paulo segue como maior influência da série de altas, como explica o gerente Bernardo Almeida.

A indústria do Rio de Janeiro também apresentou alta, de 3,3%, a sétima maior taxa no mês e terceira melhor no resultado nacional. O destaque ficou com os derivados do petróleo, mais especificamente, o refino, seguido pelo setor de metalurgia.

De acordo com o IBGE, o Rio de Janeiro está quase alcançando o patamar de fevereiro de 2020, período anterior à severa crise gerada pelo novo coronavírus.

x