Pescadores artesanais são impactados pelo coronavírus no Nordeste

Pandemia chegou quando se recuperavam das manchas de óleo nas praias

Publicado em sábado, 21 Novembro, 2020 - 10:30 Por Bianca Paiva - Brasília

A pandemia do novo coronavírus impactou fortemente as pessoas que vivem da pesca artesanal. E o problema chegou em um momento em que os pescadores ainda estavam se recuperando das consequências econômicas das manchas de óleo que apareceram em diversas praias do nordeste do país em 2019.

É o que relata a marisqueira Ana Lúcia Oliveira de Jesus, de 38 anos, moradora do Quilombo Porto da Pedra, em Maragogipe, na Bahia.

Além dos prejuízos financeiros, a pescadora Rosângela Silva do Nascimento, presidente da Colônia de pescadores de Natal, no Rio Grande do Norte, contabiliza a morte de parceiros de pesca por causa da covid-19.

Preocupadas com a situação das comunidades pesqueiras do nordeste afetadas por esses dois grandes problemas, três organizações não governamentais decidiram formar uma aliança para ajudar essas pessoas: a Oceana, a Rare e Conservação Internacional.

As entidades pretendem fazer um mapeamento dos impactos ambientais e socioeconômicos e divulgá-los, como explica Monique Galvão, vice-presidente da Associação Rare Brasil.

A expectativa é que as organizações tenham esse panorama até 2021.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Presidente faz sobrevoo no Acre e anuncia medidas para áreas atingidas

Como parte da ajuda do Governo Federal o ministério da Saúde entregou mais de 22 mil doses de vacina ao governo local, para ampliar as estratégias de controle do coronavírus. Já a Caixa Econômica Federal vai fazer uma pausa na cobrança do pagamento de crédito e deve liberar o FGTS para a população de 10 municípios em estado de calamidade pública.

Baixar arquivo
Saúde

Governador do DF ameaça fechar fronteira com Goiás

Ibaneis afirma que Caiado estaria “negligenciando” pacientes e transferindo os cuidados de sua população ao DF. 

Baixar arquivo
Política

Escolhidos relatores dos casos Daniel Silveira e Flordelis

Os processos por quebra de decoro parlamentar de ambos deputados foram instaurados na terça-feira (23).  Nos dois casos pode ser recomendada a perda do mandato, que ainda precisaria passar votação no plenário.

Baixar arquivo
Educação

Gabarito de provas do Enem reaplicadas será liberado na segunda-feira

Nos dois dias de provas, o exame foi aplicado para estudantes que faltaram em janeiro por motivo de doença; para os inscritos do Amazonas e também dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia, as duas únicas cidades do estado em que a prova não foi aplicada no mês passado, por causa da crise sanitária provocada pelo coronavírus. 

Baixar arquivo
Política

Senadores aprovam PL que facilita compra de vacinas contra covid-19

O texto também permite que estados, o Distrito Federal e municípios assumam a responsabilidade civil por eventuais efeitos adversos provocados pelas vacinas. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova admissibilidade da PEC da imunidade parlamentar

Pelo parecer , um membro do Congresso Nacional não poderá ser preso, a não ser em flagrante por crime inafiançável que esteja previsto na Constituição como racismo e crimes hediondos.

Baixar arquivo