Pescadores artesanais são impactados pelo coronavírus no Nordeste

Pandemia chegou quando se recuperavam das manchas de óleo nas praias

Publicado em 20/11/2020 - 11:46 Por Bianca Paiva - Brasília

A pandemia do novo coronavírus impactou fortemente as pessoas que vivem da pesca artesanal. E o problema chegou em um momento em que os pescadores ainda estavam se recuperando das consequências econômicas das manchas de óleo que apareceram em diversas praias do nordeste do país em 2019.

É o que relata a marisqueira Ana Lúcia Oliveira de Jesus, de 38 anos, moradora do Quilombo Porto da Pedra, em Maragogipe, na Bahia.

Além dos prejuízos financeiros, a pescadora Rosângela Silva do Nascimento, presidente da Colônia de pescadores de Natal, no Rio Grande do Norte, contabiliza a morte de parceiros de pesca por causa da covid-19.

Preocupadas com a situação das comunidades pesqueiras do nordeste afetadas por esses dois grandes problemas, três organizações não governamentais decidiram formar uma aliança para ajudar essas pessoas: a Oceana, a Rare e Conservação Internacional.

As entidades pretendem fazer um mapeamento dos impactos ambientais e socioeconômicos e divulgá-los, como explica Monique Galvão, vice-presidente da Associação Rare Brasil.

A expectativa é que as organizações tenham esse panorama até 2021.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Mais de 80 milhões estão imunizados contra a covid no Brasil

Mais da metade da população adulta do país está protegida com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. O número corresponde a mais de 80 milhões e 500 mil pessoas, num universo de aproximadamente 158 milhões de adultos do país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Umidade no centro-oeste pode ficar abaixo dos 12% até esta quarta (22)

Quem avisa é o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta segunda-feira (20) o Inmet emitiu o alerta vermelho para a baixa umidade no centro-oeste e parte do Tocantins devido a uma massa de ar quente e seco.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses

A fundação entregou nesta segunda-feira (20) mais 937 mil doses da vacina contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite duelo de brasileiros pela Libertadores

A Rádio Nacional transmite Palmeiras e Atlético-MG começam a decidir, nesta terça, quem vai à final da Libertadores da América. O primeiro duelo dos brasileiros pela vaga será, na Arena Allianz Park, em São Paulo às 21h30.

Baixar arquivo
Saúde

Painel Covid-19 divulga evolução das variantes no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do RIo de Janeiro passa a publicar online semanalmente o monitoramento das variantes do novo coronavírus no território fluminense.

Baixar arquivo
Esportes

Cuiabá e Fluminense fecham rodada do Brasileirão nesta segunda

A rodada 21 do Brasileirão vai se completar, nesta segunda, às 20h, com Cuiabá x Fluminense. A partida irá acontecer, na Arena Pantanal.

Baixar arquivo