Pescadores artesanais são impactados pelo coronavírus no Nordeste

Pandemia chegou quando se recuperavam das manchas de óleo nas praias

Publicado em 20/11/2020 - 11:46 Por Bianca Paiva - Brasília

A pandemia do novo coronavírus impactou fortemente as pessoas que vivem da pesca artesanal. E o problema chegou em um momento em que os pescadores ainda estavam se recuperando das consequências econômicas das manchas de óleo que apareceram em diversas praias do nordeste do país em 2019.

É o que relata a marisqueira Ana Lúcia Oliveira de Jesus, de 38 anos, moradora do Quilombo Porto da Pedra, em Maragogipe, na Bahia.

Além dos prejuízos financeiros, a pescadora Rosângela Silva do Nascimento, presidente da Colônia de pescadores de Natal, no Rio Grande do Norte, contabiliza a morte de parceiros de pesca por causa da covid-19.

Preocupadas com a situação das comunidades pesqueiras do nordeste afetadas por esses dois grandes problemas, três organizações não governamentais decidiram formar uma aliança para ajudar essas pessoas: a Oceana, a Rare e Conservação Internacional.

As entidades pretendem fazer um mapeamento dos impactos ambientais e socioeconômicos e divulgá-los, como explica Monique Galvão, vice-presidente da Associação Rare Brasil.

A expectativa é que as organizações tenham esse panorama até 2021.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

AM: Vigilância em Saúde alerta para risco de doenças devido às cheias

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas alerta para o risco de transmissão de doenças, e faz um alerta: a população deve ficar atenta durante a limpeza das residências, para a presença de animais peçonhentos.

Baixar arquivo
Segurança

Formulário que avalia risco para mulher que sofre violência vira lei

Documento precisará ser aplicado preferencialmente pela Polícia Civil. Entre as questões a serem respondidas  estão se a vítima está grávida; se o agressor tem acesso a armas e faz uso de drogas ou álcool; e se os filhos já presenciaram as agressões.

Baixar arquivo
Cultura

Inhotim reabre as portas após mais de um ano sem funcionar

Para a reabertura, medidas de segurança foram reforçadas, como ter apenas 10% da ocupação total, no máximo 500 visitantes e funcionamento somente de sexta a domingo. O ingresso deve ser adquirido de forma antecipada no site do museu.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde anuncia ampliação de contrato com Butantan

Serão 30 milhões de doses a mais da CoronaVac para entrega no segundo semestre. Até agora, o acordo previa 100 milhões de unidades do imunizante produzido pelo instituto paulista.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: aumenta para sete o número de vacinas autorizadas no Brasil

A Organização Mundial da Saúde e as oito agências que fazem parte da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos fizeram hoje um apelo aos desenvolvedores de remédios e vacinas, para que ofereçam amplo acesso a dados clínicos de todos os novos medicamentos e vacinas.

Baixar arquivo
Justiça

Prazos processuais são suspensos no STF após instabilidade do sistema

Suspensão valeu para esta quinta e sexta-feira (7). Supremo diz que identificou acesso "fora do padrão" e tirou o site do ar para proteger sistema. Nenhum dado foi vazado, segundo a Corte.

Baixar arquivo