Veto contra prorrogação da desoneração da folha de pagamento pode cair

Derrubada do veto foi aprovada na Câmara com 430 votos

Publicado em 04/11/2020 - 15:22 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Os partidos do Congresso Nacional fecharam acordo, nesta quarta-feira (04), para derrubar o veto contrário a prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até o final de 2021. O imposto sobre a folha de pagamento é pago pelos empregadores em cima dos salários dos empregados. 

A derrubada do veto foi aprovada pela Câmara, com 430 votos favoráveis e 33 contrários. O senado deve ainda analisar o tema nesta quarta-feira para confirmar a derrubada do veto. O líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, afirmou que a derrubada desse veto foi acordada com o Executivo em troca da manutenção de outros vetos.

A derrubada do veto à desoneração também foi apoiada pela oposição, como defendeu o deputado Enio Verri, do PT do Paraná. O acordo entre os partidos também prevê a derrubada do veto ao projeto que suspendeu obrigações de estados e municípios com a União, permitindo, assim, o repasse de recursos para o Sistema Único de Assistência Social. 

A Câmara aprovou a derrubada desse veto, porém, falta ainda a análise do Senado. Ainda pelo acordo, outros seis vetos devem ser mantidos. Entre eles, o veto que barrou a ampliação do auxílio emergencial para outras categorias, como pescador artesanal e trabalhadores contratados em regime intermitente de jornada.

Já a análise do veto aos dispositivos do projeto de lei conhecido como anti-crime foi novamente adiado. Dessa vez, para depois do segundo turno das eleições.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo