Estado de Calamidade Pública Financeira no Rio de Janeiro é prorrogado

Enquanto vigora, governador não precisa observar limite de gastos

Publicado em 10/12/2020 - 15:30 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A prorrogação até 31 de dezembro do ano que vem do Estado de Calamidade Pública Financeira no Rio de Janeiro passou pela Assembleia Legislativa, em discussão única. Agora, o projeto segue para sanção ou veto do governador em exercício, Cláudio Castro.

A medida, no âmbito da administração financeira, foi decretada em junho de 2016. Inicialmente previsto para durar apenas um ano, o estado de calamidade já foi estendido outras três vezes.

Enquanto vigora, o governo estadual não precisa observar alguns limites de endividamento e de gastos com pessoal, determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, assim como aumentar gastos e parcelar dívidas.

No entanto, a medida não isenta o governo de investir percentuais mínimos definidos pelas Constituições Federal e Estadual em áreas como Saúde e Educação, sob pena de acarretar irregularidades nas contas do governo.

O projeto de lei é dos deputados estaduais Lucinha, do PSDB, e Luiz Paulo, atualmente sem partido. O parlamentar, que preside a Comissão de Tributação da Alerj, ressaltou que a medida é indispensável.

Além do estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira, vigora no Rio de Janeiro desde março, o estado de calamidade em virtude da pandemia de Covid-19. O decreto permite que o executivo possa descumprir leis de responsabilidade fiscal e também flexibiliza o orçamento do estado devido à crise provocada pelo novo coronavírus.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo