logo Radioagência Nacional
Economia

Caminhoneiros protestam contra medidas restritivas em São Paulo

Baixar
Leandro Martins
05/03/2021 - 15:58
undefined

Contrários às medidas restritivas imposta pelo governo paulista, que começam a valer neste sábado (6), caminhoneiros bloquearam vias em São Paulo na manhã desta sexta-feira (5). O ato começou por volta das 5h30, e bloqueou o entroncamento entre as duas marginais, Tietê e Pinheiros, na chegada a São Paulo, também conhecido como Cebolão, um dos pontos mais movimentados da cidade.

Às 6h, o congestionamento já ocupava as duas marginais. Das quatro faixas da rodovia, os manifestantes deixaram apenas uma livre, para o fluxo dos veículos não envolvidos no protesto. Com isso, o congestionamento atingiu vários quilômetros. Os caminhoneiros começaram a liberar as vias às 11h, e o trânsito melhorou aos poucos na região.

O protesto foi contra as novas medidas restritivas decretadas pelo governo paulista, que passam a valer a partir deste sábado. Para tentar reduzir o avanço da pandemia de covid-19, nos próximos 14 dias fica proibida a circulação de veículos das 20h até as 5h. Até esta sexta, o tráfego não essencial está permitido até as 23h.

Ainda na manifestação, os caminhoneiros também se queixaram do preço do diesel nos postos de combustível. O assessor Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Marlon Maues, afirmou que a categoria questiona o peso do ICMs no preço dos combustíveis.

Em nota divulgada no final da manhã desta sexta-feira, o governo de São Paulo informou que entende as livres manifestações, mas ressalta que ir contra as medidas de isolamento social adotadas pelo Plano SP é ignorar a morte de 60 mil pessoas no Estado e mais de sete mil pacientes internados em leitos de UTIs.

x