Conselheiros da Petrobras que representam a União decidem deixar cargo

Quatro dos 11 conselheiros de administração comunicaram a saída

Publicado em 03/03/2021 - 12:47 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Em meio ao processo da troca do presidente da Petrobras, quatro dos 11 conselheiros de administração decidiram deixar a companhia. Eles são representantes do sócio controlador, ou seja, da União, e preferiram não ser reconduzidos ao cargo, apesar da continuidade ter sido proposta pelo Ministério de Minas e Energia.

Apenas um dos conselheiros deixou explícito que a sua saída se deve às alterações na administração da estatal, com a substituição do atual presidente Roberto Castelo Branco pelo general do Exército Joaquim Silva e Luna.

Omar Carneio da Cunha, ex-presidente da Shell no Brasil, afirmou em um comunicado ao Conselho que a mudança, embora amparada nos preceitos societários, não se coaduna com as melhores práticas de gestão. Disse ainda que sua contribuição à empresa seria fortemente afetada, e sua efetividade reduzida.

Já os conselheiros João Cox Neto e Nivio Ziviani alegaram razões pessoas para não aceitar a recondução, apesar de agradecer o convite.

O quarto membro do colegiado que decidiu se afastar da companhia é o ex-presidente da Embraer Paulo Cesar de Souza e Silva, que apenas pediu para não ser reconduzido e aproveitou seu comunicado para registrar seu respeito e reconhecimento pelo trabalho da Diretoria Executiva, dos funcionários da Petrobras e de seus colegas.

Com a saída, a União vai precisar apontar outros quatro nomes para o conselho, que serão apreciados na mesma Assembleia Geral Extraordinária convocada para a eleição de Silva e Luna, indicado pelo Planalto para dirigir a companhia.

O mandato do atual presidente, Roberto Castelo Branco, se encerra no próximo dia 20 de março, mas a Petrobras ainda não definiu quando ocorrerá a Assembleia.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo