Governo analisa criação de novo benefício para conter desemprego

Medida foi anunciada nesta quinta (11) pelo ministro Paulo Guedes

Publicado em 11/03/2021 - 20:58 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo federal estuda criar um novo benefício para conter o desemprego. A medida ainda está em estudo e foi antecipada nesta quinta-feira (11) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A crise da covid-19 fez o desemprego atingir nível recorde em 2020. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de desempregados no ano passado chegou a 13,5% - a maior da série histórica iniciada em 2012.

Guedes participou, junto com o presidente Jair Bolsonaro, do primeiro encontro deste ano da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa. Além de deputados e senadores, o evento online contou com a participação de representantes do setor produtivo.

O ministro destacou a relevância das micro e pequenas empresas na economia do país.

Na pauta do encontro estavam debates sobre os projetos de lei prioritários para os pequenos negócios no Brasil que já tramitam no Congresso Nacional. Os empreendedores reclamam da dificuldade de acesso a linhas de crédito abertas pelos governos estaduais e federal, e pedem a volta da ajuda do governo a quem precisa demitir ou suspender temporariamente os contratos de trabalho, como ocorreu na primeira onda da pandemia.

Paulo Guedes disse que o governo ainda pode reeditar essas medidas, e aproveitou o encontro para lembrar as ações federais na área econômica adotadas no último ano.

O ministro voltou a defender a vacinação em massa como fator essencial para recuperar a economia do país.

Últimas notícias
Economia

Dívida Pública sobe 2,01% em maio e fica em R$ 5,7 trilhões

Geralmente, as despesas do Estado brasileiro são maiores do que a renda arrecadada com impostos e contribuições. A dívida pública federal são os valores tomados por empréstimo pela União para conseguir pagar essas despesas.

Baixar arquivo
Cultura

CCBB no Rio exibe obras inéditas de Candido Portinari

A  exposição “Portinari Raros” será aberta ao público nesta quarta-feira (29), passando por temas como fauna, flora, crianças e o teatro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Baía de Guanabara tem toda sua água classificada como péssima ou ruim

A qualidade da água da Baía de Guanabara, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, piorou nos últimos dois anos. No trecho próximo ao aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, a qualidade caiu de regular em 2019, para ruim em 2021. 

Baixar arquivo
Geral

BH: incêndio na Santa Casa tem pacientes mortos e leitos interditados

O incêndio teria sido provocado a princípio por um vazamento de um tubo de oxigênio, combinado com uma pane em um dos equipamentos médicos.

Baixar arquivo
Política

Caio Mário Paes de Andrade assume a presidência da Petrobras

Ele é o quinto a assumir a Presidência da Petrobras no governo Bolsonaro. 

Baixar arquivo