Governo analisa criação de novo benefício para conter desemprego

Medida foi anunciada nesta quinta (11) pelo ministro Paulo Guedes

Publicado em 11/03/2021 - 20:58 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo federal estuda criar um novo benefício para conter o desemprego. A medida ainda está em estudo e foi antecipada nesta quinta-feira (11) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A crise da covid-19 fez o desemprego atingir nível recorde em 2020. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de desempregados no ano passado chegou a 13,5% - a maior da série histórica iniciada em 2012.

Guedes participou, junto com o presidente Jair Bolsonaro, do primeiro encontro deste ano da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa. Além de deputados e senadores, o evento online contou com a participação de representantes do setor produtivo.

O ministro destacou a relevância das micro e pequenas empresas na economia do país.

Na pauta do encontro estavam debates sobre os projetos de lei prioritários para os pequenos negócios no Brasil que já tramitam no Congresso Nacional. Os empreendedores reclamam da dificuldade de acesso a linhas de crédito abertas pelos governos estaduais e federal, e pedem a volta da ajuda do governo a quem precisa demitir ou suspender temporariamente os contratos de trabalho, como ocorreu na primeira onda da pandemia.

Paulo Guedes disse que o governo ainda pode reeditar essas medidas, e aproveitou o encontro para lembrar as ações federais na área econômica adotadas no último ano.

O ministro voltou a defender a vacinação em massa como fator essencial para recuperar a economia do país.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo