Turismo tem prejuízo de mais de R$ 65 bilhões até fevereiro deste ano

Resultado é 38% menor do que o ciclo anterior

Publicado em 23/04/2021 - 14:50 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Israel, Jordânia e Egito. Esses eram alguns dos destinos que a família da Auria Ferreira tinha nos planos de viagem para 2020. Tudo foi cancelado. Ela acredita que a pandemia de covid-19 teve um impacto muito grande no turismo. 

E a Auria está certa. Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que, até fevereiro deste ano, o setor de turismo amargou um prejuízo de mais de R$ 65 bilhões. O resultado é 38% menor do que o ciclo anterior, entre março de 2019 e fevereiro 2020. Isso significa que, em meio à pandemia, o setor perdeu mais de um terço do tamanho.

As piores perdas foram no segundo trimestre de 2020, quando o turismo nacional chegou a encolher pela metade. Depois disso, as quedas tiveram patamares menores, mas o setor continuou no vermelho. O menor prejuízo registrado ocorreu em dezembro do ano passado, quando a perda no faturamento foi de cerca de 28% se comparado ao mesmo mês do ano anterior.

O setor aéreo teve o desempenho mais negativo do período, perdendo mais da metade do faturamento. Depois das companhias aéreas, os serviços de alimentação e alojamento, como hotéis e pousadas, registraram a maior queda no faturamento desde o começo da crise da covid-19: 41,1%. 

As atividades culturais, recreativas e esportivas também apresentaram queda na casa dos 32%. 

Mas nem só de histórias tristes vive essa crise. Bianca Pereira criou uma startup que organiza viagens corporativas do começo ao fim. A iniciativa começou a funcionar bem no começo da pandemia e hoje registra um crescimento enorme. Mesmo com a queda no setor de turismo, Bianca diz que, como a empresa reduz custos para os clientes, teve um ótimo desempenho nesse período. 

O estudo da FecomercioSP é baseado nas informações da Pesquisa Anual de Serviços com dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo