Abras aponta aumento no preço de alimentos em supermercados

Publicado em 10/06/2021 - 13:58 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O aposentado Joaquim de Souza notou nos últimos tempos aumento no preço da carne e do ovo. Outra que teve a mesma percepção de que tudo está mais caro foi a professora Marta Rocha. E a percepção deles segue o monitoramento que a Abras, Associação Brasileira dos supermercados, faz de 35 produtos como arroz, óleo de soja, carnes e ovo.

Os itens dessa cesta tiveram, em média, um aumento nos preços de 27%, no acumulado de abril do ano passado até agora. O ovo, por exemplo, teve aumento de 11% nos 4 primeiros meses deste ano.

De acordo com Marcio Milan, vice presidente da Abras, o aumento nos preços de alguns produtos está sendo causado pela opção do produtor rural de exportar em função da vantagem do dólar alto; e isso é refletido também nos preços dentro dos mercados. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal, a exportação do ovo, por exemplo, aumentou 150%, nos 3 primeiros meses de 2021. Mas Milan fala que há opções para o consumidor fazer substituições na proteína animal, como por exemplo o pernil, que apesar de acumular alta de 26%, em 12 meses, teve baixa nos preços na média 9%, nos 4 primeiros meses deste ano.

Ainda de acordo com a Abras, o setor dos supermercados teve crescimento no seu faturamento de 4% no primeiro quadrimestre deste ano. A expectativa da Associação é de manutenção do crescimento nesses próximos meses em função da prorrogação do Auxílio Emergencial, do adiantamento do 13º salário dos aposentados e do início da restituição do Imposto de Renda. 

 

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Na Semana de Políticas sobre Drogas entorpecentes são incinerados

No Rio de Janeiro 20 toneladas de drogas apreendidas no estado foram incineradas nesta quinta-feira. A ação foi realizada na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no Sul fluminense.

Baixar arquivo
Geral

54 cidades no NE serão atendidas por obras de abastecimento de água

O governo federal assinou, nesta quinta (24), duas ordens de serviço para ampliar o abastecimento de água em cidades nordestinas. Uma das obras autorizadas é a construção da barragem Poço de Varas, que vai levar água potável para 42 mil pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Daniel Silveira é preso novamente após violar tornozeleira eletrônica

Na avaliação de Alexandre de Moraes o  restabelecimento da prisão é necessário, já que Silveira desrespeitou as restrições.

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Baixar arquivo
Saúde

CPI da Pandemia: 305 mil mortes poderiam ter sido evitadas, diz médica

Pesquisadores defenderam medidas de contenção e distanciamento social LEi

Baixar arquivo