Abras aponta aumento no preço de alimentos em supermercados

Publicado em 10/06/2021 - 13:58 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O aposentado Joaquim de Souza notou nos últimos tempos aumento no preço da carne e do ovo. Outra que teve a mesma percepção de que tudo está mais caro foi a professora Marta Rocha. E a percepção deles segue o monitoramento que a Abras, Associação Brasileira dos supermercados, faz de 35 produtos como arroz, óleo de soja, carnes e ovo.

Os itens dessa cesta tiveram, em média, um aumento nos preços de 27%, no acumulado de abril do ano passado até agora. O ovo, por exemplo, teve aumento de 11% nos 4 primeiros meses deste ano.

De acordo com Marcio Milan, vice presidente da Abras, o aumento nos preços de alguns produtos está sendo causado pela opção do produtor rural de exportar em função da vantagem do dólar alto; e isso é refletido também nos preços dentro dos mercados. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal, a exportação do ovo, por exemplo, aumentou 150%, nos 3 primeiros meses de 2021. Mas Milan fala que há opções para o consumidor fazer substituições na proteína animal, como por exemplo o pernil, que apesar de acumular alta de 26%, em 12 meses, teve baixa nos preços na média 9%, nos 4 primeiros meses deste ano.

Ainda de acordo com a Abras, o setor dos supermercados teve crescimento no seu faturamento de 4% no primeiro quadrimestre deste ano. A expectativa da Associação é de manutenção do crescimento nesses próximos meses em função da prorrogação do Auxílio Emergencial, do adiantamento do 13º salário dos aposentados e do início da restituição do Imposto de Renda. 

 

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo
Cultura

Memorial das Baianas do Acarajé, em Salvador, volta a receber público

Inaugurado em 2009, no Centro Histórico de Salvador, na Praça da Sé, ao lado do Monumento da Cruz Caída, o Memorial das Baianas de Acarajé estava fechado desde o ano passado para a realização de obras de revitalização

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo