Procon-SP notifica WhatsApp por apagão do aplicativo no país

Publicado em 05/10/2021 - 22:05 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Procon do estado de São Paulo decidiu notificar o Whatsapp para que preste informações sobre a pane que derrubou o serviço por mais de sete horas nesta segunda-feira (04). O aplicativo de mensagens pertence ao Facebook, assim como o Instagram. A pane atingiu os três aplicativos em nível mundial e deixou bilhões de usuários com dificuldades para se comunicar.

O diretor-executivo do Procon de São Paulo, Fernando Capez, justificou a medida afirmando que muitas pessoas que mantêm negócios através do Whatsapp tiveram prejuízos financeiros por causa da pane. Por isso, Capez afirmou que a empresa tem o dever de explicar o que causou o incidente.

Caso as explicações do Whatsapp sejam consideradas insuficientes, o Procon de São Paulo não descarta aplicar uma multa milionária à empresa por causa dos danos financeiros que os usuários da plataforma tiveram durante a pane. O Procon de João Pessoa, na Paraíba, também notificou o Whatsapp pedindo explicações. Até o momento, não há informações sobre se outros estados ou municípios tomaram ou pretendem tomar uma atitude semelhante.

Em nota, o Whatsapp disse que ainda não recebeu uma notificação formal do Procon de São Paulo, mas ressaltou que permanece à disposição para prestar esclarecimentos. A empresa afirma ter trabalhado com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, e reconheceu a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo de mensagens instantâneas.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo