Cerca de 70% das micro e pequenas empresas estão digitalizadas no Brasil, segundo levantamento feito pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas.
Esse fenômeno de inclusão digital das empresas está ligado à chegada da pandemia de covid-19, em 2020. Antes da crise sanitária, apenas 59% desses empreendimentos estavam integrados ao mercado digital.
Na cervejaria artesanal da Raquel Diehl, em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, essa atualização começou em abril de 2021, com o suporte do Sebrae.
E com a alta na demanda, surgiu a necessidade de capacitação para programadores e publicitários, como ressalta o analista de competitividade do Sebrae, Ivan Tonet, que informa sobre o crescimento da demanda do setor. Ivan Tonet destaca ainda que o mercado digital é amplamente competitivo e que investir no acesso à tecnologia é fundamental.
Com capacitação e acesso democrático aos serviços, a tendência é que o mercado digital cresça de forma expressiva em 2022, segundo o Sebrae.
*com supervisão de Sheily Noleto