A conta de luz vai ficar ainda mais cara no Estado do Rio de Janeiro. É que a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou um aumento médio de 15,5% nas contas de luz dos clientes atendidos pela Light, concessionária de distribuição de energia que atende cerca de 4 milhões e meio de unidades consumidoras de 37 municípios do Estado, incluindo a a cidade do Rio.
Já os clientes residenciais da Enel Distribuição Rio, concessionária de distribuição de energia que atende moradores de Niterói, na Região Metropolitana, Região dos Lagos e Norte Fluminense, terão uma alta de 17,39%.
Os valores incorporam custo da crise hídrica do ano passado, a maior em 90 anos, e pela alta do dólar.
Ayan Braz, morador do centro do Rio de Janeiro, avalia que esta é mais uma pressão no bolso do consumidor. Para ele, o momento exige jogo de cintura para manter o orçamento familiar em ordem.
Os efeitos do reajuste, tanto da Light quanto da Enel, serão diferentes para cada grupo de consumidores, devido à variação dos custos que compõem as tarifas de energia.
As contas das distribuidoras são reajustadas anualmente pela Aneel. Ao longo do ano, a energia também pode subir, com o acionamento das bandeiras tarifárias, que representam as tarifas extras nas contas de energia.
Conta de luz vai ficar