logo Radioagência Nacional
Economia

NFT é usado para manter autenticidade e exclusividade no mundo virtual

Baixar
Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional
24/03/2022 - 12:49
Brasília

A forma de negociar arquivos digitais mudou. Diversos artistas passaram a registrar suas produções como NFT, para garantir a autenticidade e a exclusividade deles. Nas reportagens anteriores, falamos sobre música e artes plásticas.

A mestre em direito pela Universidade Federal do Paraná e coordenadora de Cultura e Conhecimento do InternetLab, Alice Lana, acrescenta que o NFT também é muito usado no mundo dos games: "Desenvolvedores de jogos fazem com que algumas coisas que o seu personagem pode se equipar nos jogos, como uma arma diferente ou uma roupa diferente, sejam vendidas como NFT."

Já o advogado e professor da PUC-Rio Raul Murad Ribeiro de Castro acrescenta que existe grande potencial para negociar NFT em ambientes de realidade aumentada ou virtual, como o Metaverso: "Com o Metaverso vai explodir a chance de as pessoas quererem ter bens exclusivos agora nesse novo universo, nesse universo paralelo, ela é natura. Porque a chance do Metaverso replicar os nossos usos e costumes aqui desse lado é uma chance real. Então, aqui nós, em geral, queremos ter bens exclusivos e mostrar às pessoas que temos esses bens exclusivos."

Agora, que você já sabe o que é, como funciona e como podemos usar o NFT, talvez esteja com vontade de criar um. Na próxima reportagem vamos contar como fazer isso e falar sobre um problemão que essa tecnologia está causando.

*Com produção de Dayana Vítor e sonoplastia de José Maria Pardal

Acompanhe as outras matérias da série sobre NFT:
- Que tipo de arquivo pode se tornar um NFT

- Especialista explica o que é um NFT

- NFT: músicos brasileiros já investem na venda de artes digitais

x