O saldo da balança comercial do Brasil fechou o mês de março positivo em US$ 7,4 bilhões, ou seja, as exportações superaram as importações. O valor é recorde para o mês, representando um aumento de 19% em relação a março de 2021.
As exportações também bateram recorde, com um aumento de 25% em relação a março do ano passado, somando mais de US$ 29 bilhões. As importações também cresceram em valor, apesar de apresentarem uma redução no volume importado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia.
O Subsecretário de inteligência e estatísticas de comércio exterior, Erlon Brandão, destacou que é o aumento dos preços dos produtos o que explica esse crescimento do comércio externo. Os principais produtos exportados pelo Brasil são soja, petróleo e minério de ferro. Já pelo lado das importações, destacam-se os adubos e fertilizantes e os combustíveis.
Os dados de março também revelaram uma queda no valor do comércio com a Ucrânia, de 49% em importações e 59% em exportações para o país do leste europeu em guerra. Vale destacar que o comércio do Brasil com a Ucrânia representou menos de 1% do comércio total brasileiro no ano passado.
Por outro lado, o comércio com a Rússia apresentou crescimento de 54% no valor das exportações e de 71% das importações. O número reflete o aumento dos preços dos fertilizantes que o Brasil compra da Rússia. Já o volume de produtos que vêm da Rússia caiu 9% em março deste ano se comparado com o mesmo mês de 2021.