Em abril e maio deste ano, a dívida pública federal aumentou quase 2,5%, atingindo o valor de R$ 5 trilhões, 702 bilhões. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Tesouro Nacional.
Geralmente, as despesas do Estado brasileiro são maiores do que a renda arrecadada com impostos e contribuições. Assim, a dívida pública federal são os valores tomados por empréstimo pela União para conseguir pagar essas despesas.
Segundo o Tesouro Nacional, a dívida pública aumentou 0,45% em abril e 2,01% em maio, sem considerar a inflação. A expectativa do órgão é de que a dívida continue crescendo ao longo de 2022, ultrapassando R$ 6 trilhões até o fim do ano.
Durante a divulgação dos dados, o Tesouro Nacional também destacou o cenário da economia global, com aumento nos preços do petróleo e a desvalorização do câmbio. Segundo o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Luís Felipe Vital, esse cenário representa um aumento do risco para os países emergentes, como é o caso do Brasil.
O Tesouro Nacional costuma divulgar mensalmente os dados da dívida pública federal. Dessa vez, no entanto, o órgão divulgou os dados referentes a abril e maio, por causa da greve realizada pelos servidores no início deste mês.
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Palácio do Planalto em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 14/01/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de lançamento do programa Mais Professores, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pixabay Fake News; Notícia Falsa; Celular; Notebook; Computador; Notícia - Nova onda de fake news no Brasil influencia a guerra digital. Foto: Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joel Rodrigues/Agência Brasília Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)