Os consumidores brasileiros se animaram com a chegada da Copa do Mundo e a proximidade da Black Friday, afirmando que pretendem ir às compras.
É o que mostra a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias, divulgada nesta segunda-feira pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
De acordo com a sondagem, o indicador chega ao penúltimo mês do ano com nova alta, de 1,3%, o décimo crescimento consecutivo e o maior nível desde abril de 2020.
Ainda segundo a CNC, a Intenção de Consumo alcançou 89 pontos em novembro e, apesar de ainda permanecer abaixo dos 100 pontos, na zona de insatisfação, o índice está em trajetória ascendente e cresceu 21,3% em relação a novembro de 2021, a maior taxa da história do indicador.
Sobre a perspectiva de compras voltadas à Copa do Catar, a pesquisa mostra que 4 em cada 10 brasileiros pretendem comprar itens relacionados ao Mundial de Futebol.
Os homens com até 35 anos, e faixa de renda acima de 10 salários mínimos, são os que apontaram maior intenção de compra neste período. Com isso, a projeção da CNC é que o varejo deve movimentar R$ 1,4 bilhão durante a festa do futebol mundial, enquanto os bares e restaurantes devem ter um faturamento de R$ 864 milhões.
Roupas, alimentos e bebidas são os itens preferidos para as compras durante o período e em lojas físicas.
Já sobre a Black Friday, que é o quinto evento mais relevante em termos de vendas do varejo, principalmente pela internet, os consumidores consideram que o momento para aquisição de bens duráveis é o melhor. Mesmo assim, com os juros no maior nível desde o início de 2018, o crescimento do indicador não foi suficiente para recuperar as quedas consecutivas, registradas desde o início da pandemia de covid-19.
A pesquisa foi realizada com cerca de 18 mil consumidores em todas as capitais e no Distrito Federal, entre os cinco últimos dias úteis de outubro e os cinco primeiros de novembro.