Fórum Econômico Mundial de Davos começa em meio a temores de recessão
![REUTERS/Arnd Wiegmann/Direitos Reservados Davos ahead of the World Economic Forum 2023](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Fórum Econômico Mundial de 2023 ocorre em meio aos temores de uma recessão global. O encontro que acontece anualmente em Davos, na Suíça, começou nesta segunda-feira e segue até sexta.
O tema do encontro deste ano é “Cooperação em um mundo fragmentado” e deve reunir 1.700 líderes empresariais e 400 líderes políticos, entre chefes de estados e ministros de governo.
Uma pesquisa realizada pelo Fórum de Davos com economistas-chefes dos setores públicos e privados revelou que dois terços dos entrevistados esperam uma retração da economia mundial neste ano causada pela inflação alta, dívidas elevadas e ambiente geopolítico de alta fragmentação.
Vão representar o governo brasileiro em Davos o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A agenda de Haddad nesta segunda-feira é com o chefe do PNUD, o programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Achim Steiner, e com o brasileiro Ilan Godfajn, que atualmente preside o Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID.
Segundo Haddad, a mensagem que será transmitida à comunidade internacional é de que o Brasil defende um modelo econômico que une crescimento com sustentabilidade fiscal, ambiental e justiça social. Ainda segundo o chefe da Fazenda, o Brasil tem muito a oferecer ao mundo no tema da sustentabilidade, com combate ao desmatamento e uso de energia renovável.
Por isso, o governo enviou, junto com Haddad, a ministra Marina Silva, que participa, nesta segunda-feira, de um Fórum Aberto com o tema “Em Harmonia com a Natureza”.
Antes mesmo de começar, o Fórum Econômico virou alvo de protestos. Segundo a agência Reuters, ativistas climáticos se reuniram, nesse domingo, em frente a um resort onde ficam hospedados representantes de petroleiras como a BP, a Chevron e a Saudi Aramco. Os manifestantes acusam essas multinacionais de sequestrar o debate climático.
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 12/02/2024 - Desfile do bloco Forrozin Mariana Aydar na Consolação. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/02/2025 – A reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, O diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dr. Roberto Gil e a diretora substituta do departamento de análise epidemiológica e vigilância de doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde, Geórgia Maria de Albuquerque durante o evento do Dia Mundial do Câncer, na instituição, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Brasília (DF) - 27/10/2024 - Deputado Paulinho Freire. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Supermercado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![20 19:35:21 Santa Maria (RS) - O incêndio da Boate Kiss, o segundo maior do país em número de vítimas – 242 mortos -, completa, amanhã (27), um ano. Curiosos param para olhar e fotografar o local (Fernando Frazão/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fotos redes sociais X Pernambuco-01/02/2025 Selvageria e brutalidade são registradas antes do clássico Santa Cruz x Sport Club do Recife,um dos principais do estado do Pernambuco. Fotos redes sociais X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)