logo Radioagência Nacional
Saúde

Dia Mundial do Câncer: revista traz informações sobre a doença

Acesso à informação de qualidade é fundamental para tratamento eficaz
Baixar
Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional
04/02/2025 - 15:35
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 04/02/2025 – A reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, O diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dr. Roberto Gil e a diretora substituta do departamento de análise epidemiológica e vigilância de doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde, Geórgia Maria de Albuquerque durante o evento do Dia Mundial do Câncer, na instituição, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Foi lançada nesta terça-feira (4), Dia Mundial do Câncer, a revista “Vigilância do câncer e seus fatores de risco”, com 25 artigos científicos que visam ampliar o acesso à informação sobre o assunto. O lançamento é resultado de ação conjunta de órgãos do Ministério da Saúde, entre eles o Instituto Nacional de Câncer, o INCA.

Além de ampliar o acesso à informação sobre câncer, as pesquisas apresentadas buscam contribuir com a discussão de políticas públicas, melhorias nos processos de trabalho e produção de informações que possam impactar positivamente a saúde da população brasileira.

O diretor-geral do INCA, Roberto de Almeida Gil, fala sobre a importância da informação de qualidade sobre câncer diante de uma grande quantidade de fake news sobre o tema.

“Se a gente não dá informação correta, passando aquilo que a gente tem hoje em bases científicas, a gente pode criar ilusões, a gente pode criar desilusões. A gente pode criar não aderência ao tratamento, substituições por tratamentos alternativos, às vezes ineficazes”

Aline Montez, paciente oncológica, afirma que sofreu com essa desinformação. Atualmente, ela dá palestras sobre o tema e busca desmistificar o câncer.

“Ainda há muita desinformação. E aí eu tento hoje passar isso nas minhas palestras. Tentar passar para essas pessoas o que é o câncer, como detectar”.

De acordo com o INCA, a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil casos novos de câncer no Brasil. O câncer de pele não melanoma é estimado como o mais incidente, com 220 mil casos novos, o que corresponde a 31,3%.

 

x