Aposentados do INSS vão receber o 13º em maio e junho

O governo antecipou o pagamento para 30 milhões de beneficiários

Publicado em 05/05/2023 - 09:11 Por Lucas Pordeus Léon - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo antecipou para maio e junho o pagamento do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS. Ao todo, 30 milhões de pessoas serão beneficiadas. 

O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa quinta-feira. Normalmente, o 13º dos beneficiários do INSS é pago no segundo semestre do ano, ali entre agosto e novembro.  A exceção do governo Bolsonaro que antecipou o benefício no período da pandemia. 

O governo justificou essa antecipação como uma forma de injetar recursos nos mercados locais. Calcula-se que mais 62 bilhões e meio de reais devem estimular a economia entre maio e junho.   

Recebem o 13º os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante este ano, tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão. 

São Paulo, maior estado do país, deve receber mais de 17 bilhões e meio de reais. A Bahia, maior estado nordestino, deve receber mais de 3 bilhões e meio de reais.   

Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo
Geral

Seguradoras do RS estimam o pagamento de R$ 1,7 bi em indenizações

Levantamento mostra que, entre 28 de abril e 22 de maio, foram registrados mais de 23 mil avisos de sinistro. No topo da lista das indenizações estão as residenciais e habitacionais, com quase 50% dos pedidos.

Baixar arquivo
Internacional

Corte Internacional manda Israel interromper ofensiva militar em Gaza

A corte não tem como impor suas decisões, isso caberia ao Conselho de Segurança da ONU, que pode determinar ação militar contra um país. Mas os Estados Unidos costumam vetar decisões contra Israel no colegiado.

Baixar arquivo