Inflação fica em 0,12% em julho

Publicado em 11/08/2023 - 14:51 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrou alta de 0,12% em julho, depois da taxa negativa de -0,08% em junho. 

Os dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, com o resultado de julho, o IPCA acumula alta de 2,99% no ano e de 3,99% nos últimos 12 meses.

Segundo o gerente da pesquisa, André Almeida, a alta da inflação foi puxada pelo grupo Transportes, influenciado principalmente pelo aumento do preço da gasolina. Também subiram os preços do gás veicular e do etanol, além da passagem aérea e dos automóveis novos.

Os preços dos alimentos continuaram em queda, contribuindo para evitar aumento da inflação. Em julho, os itens que tiveram os maiores recuos nos preços foram o feijão carioca, o óleo de soja, o frango em pedaços, as carnes e o leite longa vida.

Outro grupo que registrou deflação importante foi Habitação, devido principalmente à queda de 3,89% na energia elétrica residencial.

Já com alta de preços ficaram os grupos Artigos de residência e Saúde e cuidados pessoais, enquanto Educação e Comunicação teve estabilidade.

A inflação para as famílias que ganham até cinco salários mínimos por mês, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ficou negativa em julho, com taxa de -0,09%.

Os produtos alimentícios medidos pelo INPC tiveram deflação de 0,59%, enquanto os não alimentícios apresentaram alta de preços de 0,07%.

Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo