Empresas, instituições públicas e privadas, e profissionais do turismo têm até quarta-feira (30) para participarem do Prêmio Nacional do Turismo. A ideia é reconhecer as principais contribuições do segmento turístico nacional, por meio de troféus e certificados dados aos primeiros colocados de cada modalidade. São 19 categorias que serão premiadas pelo Ministério do Turismo, divididas em dois grupos.
No primeiro grupo estão pessoas jurídica, que receberão prêmios em dez categorias como: Gestão de Dados e Inteligência; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada; Valorização do Patrimônio Cultural; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social.
Já o segundo grupo é destinado aos profissionais de destaque, em nove categorias, entre elas: Academia; Técnicos do Governo; Empreendedores de Médio e Grande Porte; Micro, Pequenos Empreendedores; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras; Lideranças sociais ou comunitárias.
Outro objetivo é que o reconhecimento público permita que as melhores ideias sejam replicadas em outros destinos nacionais. Mais informações sobre o prêmio no site do Ministério do Turismo. O resultado do Prêmio Nacional será anunciado no dia 5 de dezembro.