Taxa de juros do consignado do INSS é reduzida para 1,72% ao mês

Publicado em 29/02/2024 - 11:04 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A taxa de juros de consignados para aposentados e pensionistas do INSS caiu. Com isso, eles vão pagar menos por novos empréstimos.

O limite para o empréstimo com desconto em folha baixou de 1,76% para 1,72% ao mês. Já para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo caiu de 2,61% para 2,55% ao mês.

Os novos valores começam a valer cinco dias úteis após a publicação da decisão do Conselho Nacional da Previdência Social no Diário Oficial da União.

A justificativa para a redução foi o corte pelo Copom, Comitê de Política Monetária, de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic. Os juros básicos da economia foram reduzidos de 11,75% para 11,25% ao ano. 

Para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a medida ajuda a diminuir o endividamento desses segurados.

O Conselho criou, ainda, um grupo de trabalho para estudar a criação de uma metodologia permanente para reajustar as taxas máximas de juros do consignado.

O ministro disse que a ideia é chegar a um método que ajuste automaticamente as taxas para ganhar tempo e segurança.

As taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras podem ser consultadas no meuinss.gov.br e no aplicativo Meu INSS.

Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo