Taxa de juros do consignado do INSS é reduzida para 1,72% ao mês

Publicado em 29/02/2024 - 11:04 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A taxa de juros de consignados para aposentados e pensionistas do INSS caiu. Com isso, eles vão pagar menos por novos empréstimos.

O limite para o empréstimo com desconto em folha baixou de 1,76% para 1,72% ao mês. Já para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo caiu de 2,61% para 2,55% ao mês.

Os novos valores começam a valer cinco dias úteis após a publicação da decisão do Conselho Nacional da Previdência Social no Diário Oficial da União.

A justificativa para a redução foi o corte pelo Copom, Comitê de Política Monetária, de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic. Os juros básicos da economia foram reduzidos de 11,75% para 11,25% ao ano. 

Para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a medida ajuda a diminuir o endividamento desses segurados.

O Conselho criou, ainda, um grupo de trabalho para estudar a criação de uma metodologia permanente para reajustar as taxas máximas de juros do consignado.

O ministro disse que a ideia é chegar a um método que ajuste automaticamente as taxas para ganhar tempo e segurança.

As taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras podem ser consultadas no meuinss.gov.br e no aplicativo Meu INSS.

Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Senado aprova PEC que criminaliza posse e porte de drogas

O texto inclui no artigo 5º da Constituição que será crime a posse e o porte de droga sem autorização independente da quantidade. 

Baixar arquivo
Política

Lewandowski defende veto parcial à lei que proíbe a chamada saidinha

Para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o veto do presidente Lula a pontos da lei que restringe as saídas temporárias de detentos, conhecidas como saidinhas, foi em defesa da família.

Baixar arquivo
Internacional

Israel continua a dificultar assistência em Gaza, acusa ONU

ONU também pede que seja facilitada a saída de crianças feridas que precisam de tratamento. E mais: incêndio atinge prédio histórico em Copenhague. E Estados Unidos fornecem informações sobre Julian Assange à justiça do Reino Unido.

Baixar arquivo
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo