Você sabia que a profissão do seu filho pode nem existir ainda. Isso porque a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério do Trabalho atualizam frequentemente a lista de profissões existentes no país? A última versão do Guia Brasileiro de Ocupações, lançada esta semana, traz 2.609 atividades e algumas novidades.
Entre elas, monitor de animais domésticos, brinquedista, facilitador de grupos de movimento, ufólogo e analista de experiência do cliente.
A subsecretária de estatísticas do Ministério do Trabalho, Paula Montagner, explica que essa inclusão de novas profissões vem a partir da demanda de associações ou entidades dos setores. E o detalhamento é feito para ajudar profissionais, empregadores e jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho.
O Guia Brasileiro de Ocupações, traz também informações como média salarial, conhecimentos exigidos e estados onde há mais oferta de empregos. Segundo Paula, profissões ligadas à tecnologia, às redes sociais surgem a todo o momento, por isso a necessidade de atualização.
O Guia Brasileiro de Ocupações pode ser acessado no gov.br/trabalhoeemprego