Brinquedista e ufólogo estão entre novas profissões em guia nacional

Publicado em 07/06/2024 - 12:42 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você sabia que a profissão do seu filho pode nem existir ainda. Isso porque a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério do Trabalho atualizam frequentemente a lista de profissões existentes no país? A última versão do Guia Brasileiro de Ocupações, lançada esta semana, traz 2.609 atividades e algumas novidades.

Entre elas, monitor de animais domésticos, brinquedista, facilitador de grupos de movimento, ufólogo e analista de experiência do cliente.

A subsecretária de estatísticas do Ministério do Trabalho, Paula Montagner, explica que essa inclusão de novas profissões vem a partir da demanda de associações ou entidades dos setores. E o detalhamento é feito para ajudar profissionais, empregadores e jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho.

O Guia Brasileiro de Ocupações, traz também informações como média salarial, conhecimentos exigidos e estados onde há mais oferta de empregos. Segundo Paula, profissões ligadas à tecnologia, às redes sociais surgem a todo o momento, por isso a necessidade de atualização.

O Guia Brasileiro de Ocupações pode ser acessado no gov.br/trabalhoeemprego

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Daqui a pouco, Atlético-MG e Palmeiras se enfrentam pelo Brasileirão

A partida será na Arena MRV, em Belo Horizonte, e é o complemento da nona rodada do Campeonato Brasileiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Plano injeta R$ 318 milhões no combate ao desmatamento na Amazônia

O Ministério da Justiça e o BNDES assinam contrato que destina R$318,5 milhões do Fundo Amazônia para plano que amplia presença de forças de segurança na região para o combate ao crime organizado, especialmente no desmatamento ilegal.

Baixar arquivo
Geral

Operação da PRF prende mais de 1,5 mil pessoas entre março e maio

O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (17). A ação nacional é parte de uma estratégia para fortalecer o policiamento nas principais rodovias do país e combater o tráfico de drogas e de armas. 

Baixar arquivo
Política

Projeto que equipara aborto a homicídio não sairá da pauta, diz autor

Mesmo com toda a pressão, protestos nas ruas e declarações de parte a parte, o deputado Sóstenes Cavalcante, do PL do Rio de Janeiro, autor do projeto que equipara o aborto após 22 semanas ao crime de homicídio, deixou bem claro que não vai retirar a proposta de pauta.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Netanyahu dissolve o gabinete de guerra em Israel

A decisão ocorre em meio a pressões internas e externas depois que o ex-ministro Benny Gantz abandonou o governo. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lula sanciona lei que integra o combate à violência contra as mulheres

A partir de agora, estados, municípios e o Distrito Federal devem apresentar, a cada dois anos, propostas para combater a violência doméstica contra a mulher e dar atenção humanizada às vítimas. Caso contrário deixam de receber recursos de segurança pública e direitos humanos.  

Baixar arquivo