Conab vai mudar regras para novo leilão de arroz, diz ministro

Primeiro leilão foi cancelado por suspeita de irregularidades

Publicado em 12/06/2024 - 18:00 Por Carolina Pessoa - Rio de Janeiro

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comentou nesta quarta-feira (12) o cancelamento do leilão para a compra de 300 mil toneladas do arroz importado. Segundo Favaro, a metodologia utilizada não foi eficiente, mas no próximo processo a Conab vai trazer para si a habilitação dos participantes:

"no novo proceso, a Conab vai trazer pra si a habilitação dos players para que a gente possa, então, ter um leilão mais eficiente, para cumprir o papel de não deixar faltar arroz à população brasileira com preço equilibrado e dentro do mercado" 

O ministro falou sobre o assunto durante evento no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, em que personalidades nacionais e internacionais discutiram temas de destaque no cenário global. Favaro também falou sobre investimentos do governo federal na reconstrução do Rio Grande do Sul e reforçou o papel do Ministério da Agricultura na recuperação do estado:

"o ministério da Agricultura transferiu, intinerantemente, a sua ação para o Rio Grande do Sul. Todos os dias nós temos técnicos de todas as áreas trabalhando in loco no Rio Grande do Sul"

Ainda de acordo com Carlos Fávaro, o próximo Plano Safra será maior. Ele também destacou o protagonismo brasileiro na produção de biocombustíveis e energia renovável e a importância da parceria entre Brasil e Arábia Saudita.

Edição: Roberto Piza / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Geral

RS e SC estão com novo alerta de tempestades para a semana

Até a quarta-feira, os acumulados variam entre 80 e 150 milímetros no estado gaúcho, podendo superar os 200 mm; e de 100 a 200 milímetros no sul catarinense.
 

Baixar arquivo
Esportes

Sesi Araraquara é campeão da Liga Sul-Americana de basquete feminino

A equipe do Sesi Araraquara venceu o Aguada, do Uruguai, por 87 a 69.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

60% das mulheres vivem em países onde o aborto é amplamente legal

Em três décadas, mais de 60 países liberalizaram as leis sobre o aborto. Brasil, Irã e Afeganistão estão entre os países com grandes restrições ao procedimento. Para especialistas, o PL que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio, vai na contramão do que preconiza a OMS.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast joga holofote na falta de doação de roupas plus size para o RS

Neste primeiro episódio, chamado Caos, você vai conhecer o trabalho da Associação de Doação de Roupas Plus Size, criada e liderada pela Viviane Lemos. Ela teve a sorte de não ter sido atingida pessoalmente pelos efeitos das chuvas, então, já nos primeiros dias das enchentes no estado, começou a mobilização para ajudar quem fosse afetado.

Baixar arquivo
Justiça

Marielle: STF analisa nesta semana denúncia contra supostos mandantes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar a denúncia contra os supostos mandantes do assassinato de Marielle Franco nesta terça-feira. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo