Flávio Dino mantém suspensão de emendas Pix ao Orçamento

Publicado em 09/08/2024 - 10:53 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, manteve a suspensão das chamadas "emendas Pix" ao Orçamento da União. São as emendas que permitem a transferência direta de recursos. Na liminar, Dino reiterou ações de controle e transparência que já tinham sido fixadas em decisão dele mesmo no início do mês. A medida atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República.

O ministro manteve a suspensão. Mas, definiu algumas exceções para cumprimento das emendas Pix: em caso de obras em andamento, desde que com rastreabilidade e registro de plano de trabalho, e em caso de calamidade pública reconhecida pela Defesa Civil. E essa decisão do ministro acabou provocando o adiamento da leitura do relatório preliminar da LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O deputado Júlio Arcoverde, presidente da Comissão Mista de Orçamento, argumentou instabilidade jurídica. E pediu a manifestação dos líderes parlamentares.

Essas emendas Pix foram criadas por meio de emenda constitucional em 2019.  E elas permitem a destinação de emendas individuais ao orçamento por meio de transferências especiais. Ou seja, os repasses não precisam de indicação de programas e nem de celebração de convênios. Segundo a Associação Contas Abertas, só no ano passado foram R$ 6,7 bilhões em "emendas Pix". 

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo