O Plano Nacional de Educação (PNE) deve ser o guia das ações do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O filósofo e professor da Universidade de São Paulo tomou posse nessa segunda-feira (6), em Brasília. Durante a primeira entrevista como ministro, Janine Ribeiro destacou a importância do plano.
Mesmo sem ter ainda informações sobre o corte de gastos da pasta, o novo ministro acredita que os serviços essenciais da educação devem ser mantidos pelo governo federal.
Renato Janine Ribeiro destacou a educação básica como um dos focos das ações do MEC e chamou universidades e institutos federais a atuarem juntos na temática.
Durante a cerimônia de transmissão de cargo, Janine Ribeiro lembrou as manifestações de 2013. Para ele, as mobilizações mostraram que a população quer serviços públicos de qualidade.
Nessa segunda-feira (6), o novo ministro também anunciou nomes de dois secretários que passam a ocupar a pasta: o atual reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, vai comandar a Secretaria de Educação Superior, e o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Nacif, assume a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.