Federais do Ceará oferecem mais de 7 mil vagas no Sisu

Publicado em 07/01/2016 - 16:54 Por Edwirges Nogueira - Fortaleza

Duas universidades federais do Ceará oferecem juntas mais de 7 mil vagas na primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

As inscrições para o processo seletivo começam na segunda-feira (11) e qualquer pessoa que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 pode participar, desde que não tenha tirado zero na redação.

 

A Universidade Federal do Ceará (UFC), disponibiliza mais de 6 mil vagas, distribuídas em 107 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

 

Dessas vagas, 50 são para o curso de Engenharia de Minas, que estreia neste primeiro semestre no campus de Crateús, município a 350 quilômetros da capital.

 

Já a Universidade Federal do Cariri (UFCA), oferta 790 vagas em 13 cursos. Nesta edição do Sisu, a instituição vai utilizar um sistema de pesos para as notas das provas do Enem de acordo com a área da graduação.

 

Por exemplo, as notas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias terão peso dois na seleção para o curso de Agronomia. O objetivo é priorizar candidatos que tiveram boas notas nas disciplinas relacionadas com o campo de atuação dos cursos.

 

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vai ofertar vagas no Sisu somente na segunda edição da seleção, no segundo semestre deste ano.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo