DF tem menor número de alunos em série inadequada para a idade, segundo Unicef

Unicef

Publicado em 29/08/2018 - 17:24 Por Dayana Vitor - Brasília (DF)

O Distrito Federal está entre as unidades da federação com o menor número de alunos da educação básica em atraso escolar.

 

Nos anos iniciais do ensino fundamental, 10% dos matriculados nas redes pública e particular estão na série inadequada. Do sexto ao nono ano, esse índice pula para 25% e se mantêm assim até o fim do Ensino Médio.

 

As informações são do estudo "Panorama da distorção idade-série no Brasil" divulgado nesta quarta-feira (29) pelo UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância.

 

O diretor de educação da entidade, Ítalo Dutra, explica porque muitos adolescentes do DF do Ensino Médio ficam atrasados nos estudos.

 


Segundo o levantamento, na região Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso é o que apresenta menor índice de alunos na série inadequada para a idade. Depois, vem Goiás, o Distrito Federal e por último o Mato Grosso do Sul.

 

No restante do país, as regiões Norte e Nordeste apresentam o maior número de alunos atrasados. Já no Sul e Sudeste está a menor quantidade de repetentes e alunos que deixam a escola e depois voltam.

 

O estudo do UNICEF ainda revelou que a maior parte dos estudantes atrasados em todo o Brasil são da cor parda, preta ou indígenas.

Últimas notícias
Geral

Procon orienta sobre preços abusivos no comércio do Rio Grande do Sul

Após denúncias de aumento de preços por alguns comerciantes, os Procons são orientados a reforçar a fiscalização para evitar a alta na venda de itens de primeira necessidade como água e alimentos, diante da situação de calamidade. 

Baixar arquivo
Geral

Receita amplia prazo de entrega do IR para municípios do RS

Os contribuintes de 336 municípios que estão em situação de calamidade pública terão até dia 31 de agosto para enviar a declaração do Imposto de Renda. A Receita prorrogou ainda o prazo para pagamento de tributos federais, incluindo parcelamentos e outras obrigações.

Baixar arquivo
Geral

1,4 mi de pessoas foram atingidas pelas enchentes do RS; 90 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 156 mil desalojadas; 48 mil, em abrigos e 362 feridas. Mais de 46 mil pessoas foram resgatadas em todo o Estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Operação resgata oito trabalhadores em Pernambuco

Os trabalhadores resgatados atuavam na extração de madeira, para empresas da cadeia produtiva do Polo Gesseiro do estado, em condições degradantes, insalubres e inseguras. Segundo investigação, os alojamentos eram de lona e madeira, sem qualquer instalação sanitária, sem energia elétrica, água e foram construídos pelos próprios trabalhadores.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Academia Brasileira de Ciências debate inteligência artificial

O evento busca levar ao público diferentes olhares da comunidade científica sobre a influência da inteligência artificial em áreas como ciência, saúde e educação. 

Baixar arquivo
Geral

TRE-AL cassa mandatos de todos os vereadores de Porto Real do Colégio

Em 2022 e 2023, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu anular todos votos recebidos pelo MDB e pelo Progressista para o cargo de vereador em Porto Real do Colégio, por constatar que os partidos usaram candidaturas femininas fictícias, burlando a cota de gênero.

Baixar arquivo