Fies: regras para concorrer a vagas remanescentes são divulgadas
O Ministério da Educação vai ofertar 50 mil vagas remanescentes do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil. As vagas não foram preenchidas nas edições dos processos seletivos regulares de 2020. Agora, cada candidato poderá concorrer a uma vaga, podendo optar por até três cursos diferentes. O governo ainda não anunciou o período de inscrições.
Nesta quarta-feira, foi divulgada uma portaria com as regras para ocupar essas vagas. A publicação informa que as Instituições de Ensino Superior têm entre os dias 22 e 24 de setembro para apresentar os cursos com vagas remanescentes que serão ofertadas.
Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente pela página do Fies.
É importante que o aluno conheça as regras da portaria publicada nesta quarta-feira, porque o processo de ocupação das vagas restantes ocorrerá de acordo com a ordem de conclusão das inscrições, diferente do processo seletivo regular.
Para se inscrever, é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a partir de 2010, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do Exame, além de nota superior a zero na redação do Enem.
O candidato também precisa ter renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.
Ouça também:
Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni estão abertas
Fies e Prouni poderão ter 140 mil vagas em setembro, diz ministro