Cresce demanda por vagas na educação infantil da rede pública de SP

Proporção pulou de 30% registrados em 2019 para 90% no mês passado

Publicado em 29/10/2020 - 11:25 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Cresceu a proporção de crianças da rede particular que buscam vagas em escolas públicas em São Paulo.

Até setembro, 90% das matrículas nas escolas públicas de educação infantil de São Paulo eram de crianças que saíram da rede particular de ensino.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, das 2.926 matrículas feitas em 2020, 2.648, ou seja, 9 a cada 10 matrículas, são de crianças que estavam matriculadas em creches ou escolas particulares.

O número total de matrículas caiu pela metade para esse período do ano, mas o aumento da demanda de estudantes que saíram da rede particular pode criar um gargalo em uma área que já enfrenta problemas de vagas.

Até o ano passado, a proporção de crianças que deixavam escolas privadas para buscar vagas em escolas públicas ficava na casa dos 30%.

A educação infantil atende crianças entre 0 a 5 anos e, em setembro desse ano, quase 7 mil crianças aguardavam na fila por uma vaga em creches públicas.

A migração de estudantes da rede privada para a pública é resultado da crise gerada pela pandemia. A prefeitura diz que está preparada para o aumento da demanda.

Segundo a Secretaria de Educação do município, foram criadas 6 mil novas vagas em escolas de educação infantil., A partir do ano que vem, vai ser implementando o transporte público escolar para bebês para preencher vagas em creches que estão ociosas e ficam a mais de 2 quilômetros da residência das crianças. E a prefeitura também aposta na compra de vagas em escolas conveniadas.

Esse último ponto é o mais polêmico. Segundo dados da prefeitura, das quase 342 mil crianças matriculadas em creches em junho de 2020, mais de 80%, cerca de 288 mil, estavam em escolas particulares que firmaram convênios com a rede pública e a prefeitura quer ampliar ainda mais esse número. Um projeto de lei foi encaminhado para Câmara de Vereadores para autorizar a compra de mais vagas em escolas particulares.

Segundo o presidente do Sindicato das Escolas de Educação Infantil de São Paulo, Eliomar Rodrigues Pereira, a Secretaria de Educação já indicou a disposição em comprar 35 mil vagas em escolas particulares, mas, com a crise, cerca de um terço das escolas fecharam as portas e foram fechadas mais de 72 mil vagas.

Outro ponto polêmico é que a compra de vagas em escolas particulares é alvo de investigação pela Polícia Civil do estado, na chamada máfia das creches.

Para o professor da Faculdade de Educação da USP, Daniel Cara, a compra de vagas na rede particular responde a interesses econômicos e não educacionais.

A assessoria de imprensa do vereador Ricardo Nunes nega as acusações de que empresas vinculados a ele estejam se beneficiando dos contratos firmados pela prefeitura para a compra de vagas em creches.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

MG: mineração impacta na saúde respiratória das pessoas em 22 cidades

Alterações na paisagem geradas pela mineração impactam na saúde respiratória das pessoas em uma das maiores províncias mineradoras do mundo: o Quadrilátero Ferrífero, que engloba 22 municípios de Minas Gerais. A conclusão é do estudo feito pela UFMG.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo