Cresce demanda por vagas na educação infantil da rede pública de SP

Proporção pulou de 30% registrados em 2019 para 90% no mês passado

Publicado em 29/10/2020 - 11:25 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Cresceu a proporção de crianças da rede particular que buscam vagas em escolas públicas em São Paulo.

Até setembro, 90% das matrículas nas escolas públicas de educação infantil de São Paulo eram de crianças que saíram da rede particular de ensino.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, das 2.926 matrículas feitas em 2020, 2.648, ou seja, 9 a cada 10 matrículas, são de crianças que estavam matriculadas em creches ou escolas particulares.

O número total de matrículas caiu pela metade para esse período do ano, mas o aumento da demanda de estudantes que saíram da rede particular pode criar um gargalo em uma área que já enfrenta problemas de vagas.

Até o ano passado, a proporção de crianças que deixavam escolas privadas para buscar vagas em escolas públicas ficava na casa dos 30%.

A educação infantil atende crianças entre 0 a 5 anos e, em setembro desse ano, quase 7 mil crianças aguardavam na fila por uma vaga em creches públicas.

A migração de estudantes da rede privada para a pública é resultado da crise gerada pela pandemia. A prefeitura diz que está preparada para o aumento da demanda.

Segundo a Secretaria de Educação do município, foram criadas 6 mil novas vagas em escolas de educação infantil., A partir do ano que vem, vai ser implementando o transporte público escolar para bebês para preencher vagas em creches que estão ociosas e ficam a mais de 2 quilômetros da residência das crianças. E a prefeitura também aposta na compra de vagas em escolas conveniadas.

Esse último ponto é o mais polêmico. Segundo dados da prefeitura, das quase 342 mil crianças matriculadas em creches em junho de 2020, mais de 80%, cerca de 288 mil, estavam em escolas particulares que firmaram convênios com a rede pública e a prefeitura quer ampliar ainda mais esse número. Um projeto de lei foi encaminhado para Câmara de Vereadores para autorizar a compra de mais vagas em escolas particulares.

Segundo o presidente do Sindicato das Escolas de Educação Infantil de São Paulo, Eliomar Rodrigues Pereira, a Secretaria de Educação já indicou a disposição em comprar 35 mil vagas em escolas particulares, mas, com a crise, cerca de um terço das escolas fecharam as portas e foram fechadas mais de 72 mil vagas.

Outro ponto polêmico é que a compra de vagas em escolas particulares é alvo de investigação pela Polícia Civil do estado, na chamada máfia das creches.

Para o professor da Faculdade de Educação da USP, Daniel Cara, a compra de vagas na rede particular responde a interesses econômicos e não educacionais.

A assessoria de imprensa do vereador Ricardo Nunes nega as acusações de que empresas vinculados a ele estejam se beneficiando dos contratos firmados pela prefeitura para a compra de vagas em creches.

Últimas notícias
Geral

No Rio, obras de revitalização do Edifício A Noite começam em novembro

As obras de revitalização do Edifício A Noite, no Centro do Rio, devem começar em novembro.

Baixar arquivo
Geral

Macaé Evaristo se despede do cargo de deputada para assumir ministério

Em sessão na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, Macaé agradeceu aos colegas de parlamento, e falou das prioridades na pasta dos Direitos Humanos.

Baixar arquivo
Justiça

Em audiência, Flávio Dino diz que há uma pandemia de incêndios no país

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou, nesta terça-feira, que o governo federal convoque mais bombeiros militares e homens da Força Nacional para auxiliar o combate imediato de incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Baixar arquivo
Política

CCJ discute anistia aos presos do 8 de janeiro

O projeto pede anistia a todos que participaram dos atos com motivação política e eleitoral, além daqueles que financiaram as ações contra a eleição de Lula.

Baixar arquivo
Geral

Trânsito: dos 30 mil proprietários de motocicletas, 17 mil não têm CNH

Levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito mostra que as motocicletas representam 28% do total da frota nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil registra cinco mil focos de incêndios só nas últimas 24 horas

Cerrado ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos entre esta segunda (9) e terça-feira. Qualidade do ar tem ficado insalubre em várias cidades brasileiras. Na região amazônica, a fumaça tem chegado à comunidades indígenas. 

Baixar arquivo