Práticas pedagógicas ajudam na promoção da igualdade racial

Para especialista, sala de aula é espaço de fortalecimento da educação

Publicado em sexta-feira, 20 Novembro, 2020 - 10:04 Por Bianca Paiva - Brasília

O Nathan, de seis anos, gosta de filmes e desenhos de super-heróis como a maioria dos meninos dessa idade. Mas os preferidos dele são aqueles em que o personagem principal é uma pessoa negra, assim como ele.

A mãe do Nathan, Luciana Silva Gonçalves, de 31 anos, percebeu a necessidade de reforçar o protagonismo negro na vida dele, para melhora da autoestima, quando o menino tinha apenas quatro anos.

O Nathan contou com o apoio, na creche onde estudava, da professora Joana Marques. Ela trabalha na rede municipal de ensino de Rio Branco, no Acre, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do estado. 

Joana adotou práticas pedagógicas na sala de aula. Usou filmes, animações e livros nos quais os negros são protagonistas e referências positivas, e não ligados somente a escravidão e a situações de inferioridade. Para ela, esses materiais ajudam na promoção da igualdade racial.

Joana lembra, inclusive, que o ensino da história e cultura afro-brasileiras está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Na opinião dela, a sala de aula pode ser um espaço de fortalecimento da identidade de pessoas negras, principalmente na educação infantil. Referências positivas desde a infância vão influenciar no desenvolvimento intelectual e na autoestima das crianças.

A Luciana, mãe do Nathan, que você ouviu no início da reportagem, ressalta como isso mudou a percepção do menino em relação a si mesmo.

 

 

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Grupo que extorquia mototaxistas no Rio de Janeiro é alvo de operação

Uma quadrilha que extorquia mototaxistas no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi alvo da Polícia Militar e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (2).  Durante a operação,  denominada Mototáxi, os  agentes apreenderam sete cel

Baixar arquivo
Segurança

Grupo criminoso que agiu em Cametá (PA) não levou dinheiro de agência

O governador Helder Barbalho esteve hoje em Cametá e disse que as forças de segurança, agora, trabalham com a possibilidade de que os bandidos atuem em outras cidades, com o intuito de executar a tarefa de roubar valores. Ao tentar roubar uma agência do Banco do Brasil, o grupo levou terror à cidade paraense que é localizada perto da Ilha de Marajó, matando uma pessoa.

 

Baixar arquivo
Educação

Boas práticas adotadas em escolas são premiadas em Roraima

As escolas precisaram se adaptar e inovar durante a pandemia do novo coronavírus para manter o ensino e a frequência dos alunos.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina da Oxford chega ao Brasil no 1º semestre de 2020

Mais de 100 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Oxford Aztrazeneca vão chegar ao país no 1º semestre do ano que vem. Outras 160 milhões de doses serão desenvolvidas pela Fiocruz no 2o semestre. Ao todo serão 260 milhões de doses contra a covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial cresce pelo sexto mês seguido em outubro

Alta foi de 1,1% diante de setembro e recupera nível pré-pandemia. Dados são da Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE. A atividade com maior influência no resultado foi a de veículos automotores, reboques e carrocerias.

Baixar arquivo
Política

Cresce a transparência em estados e municípios brasileiros, diz IBGE

Nos municípios o aumento foi ainda mais expressivo, passando de 19,3% para 45% das cidades com lei regulamentando os procedimentos para obter informações governamentais. E considerando apenas as cidades com mais de 500 mil habitantes o salto alcançou 56,4% para 93,8%. 

Baixar arquivo