Práticas pedagógicas ajudam na promoção da igualdade racial

Para especialista, sala de aula é espaço de fortalecimento da educação

Publicado em 20/11/2020 - 10:04 Por Bianca Paiva - Brasília

O Nathan, de seis anos, gosta de filmes e desenhos de super-heróis como a maioria dos meninos dessa idade. Mas os preferidos dele são aqueles em que o personagem principal é uma pessoa negra, assim como ele.

A mãe do Nathan, Luciana Silva Gonçalves, de 31 anos, percebeu a necessidade de reforçar o protagonismo negro na vida dele, para melhora da autoestima, quando o menino tinha apenas quatro anos.

O Nathan contou com o apoio, na creche onde estudava, da professora Joana Marques. Ela trabalha na rede municipal de ensino de Rio Branco, no Acre, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do estado. 

Joana adotou práticas pedagógicas na sala de aula. Usou filmes, animações e livros nos quais os negros são protagonistas e referências positivas, e não ligados somente a escravidão e a situações de inferioridade. Para ela, esses materiais ajudam na promoção da igualdade racial.

Joana lembra, inclusive, que o ensino da história e cultura afro-brasileiras está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Na opinião dela, a sala de aula pode ser um espaço de fortalecimento da identidade de pessoas negras, principalmente na educação infantil. Referências positivas desde a infância vão influenciar no desenvolvimento intelectual e na autoestima das crianças.

A Luciana, mãe do Nathan, que você ouviu no início da reportagem, ressalta como isso mudou a percepção do menino em relação a si mesmo.

 

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo