Bolsonaro sanciona lei que regulamenta o Fundeb

Medida foi publicada em edição extra do DOU

Publicado em 27/12/2020 - 17:00 Por Dayana Victor - Brasília

A lei que regulamenta o novo Fundeb - Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, e sem vetos. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (25). Segundo o Ministério da Educação, até dia 31 de dezembro, os ministros da Economia, Paulo Guedes e Educação, Milton Ribeiro, vão assinar o ato que divulgará os critérios de distribuição dos recursos do novo Fundeb nos 3 primeiros meses de 2021.

O fundo, principal meio de financiamento da educação básica, e que compreende a pré-escola até o ensino médio, terminaria neste mês de dezembro.  Mas em agosto, o Congresso Nacional promulgou uma emenda Constitucional que tornou a medida permanente e com participação maior da União até 2026. Atualmente, o governo federal contribui com 10% do valor arrecadado. Mas, em 2021, passará a arcar com 12%, no ano seguinte com 15%, até chegar a 23%, em 2026.

O texto prevê também que 70% do Fundeb seja usado para o pagamento de salários de profissionais da educação, psicólogos e profissionais de serviço social.

No entanto, para que os estados recebam os recursos do Fundeb, terão que cumprir algumas condições. Entre elas, aumentar o número de alunos matriculados, as taxas de aprovação, notas dos estudantes em exames nacionais de avaliação da educação básica. E ainda, terão que reduzir as desigualdades socioeconômicas e raciais na educação e, cumprir com os parâmetros técnicos de mérito e desempenho para ocupação do cargo de gestor escolar, entre outras.

Em nota, o Palácio do Planalto destacou, por exemplo, que o novo Fundeb dá prioridade à educação infantil para aplicação de recursos, fortalece os conselhos de fiscalização, valoriza os profissionais de educação, e cria mecanismos para melhoria da gestão escolar.

Os recursos do Fundeb vêm da receita obtida pela arrecadação de tributos como o Icms - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Ipva - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Garimpo ilegal do Lourenço, no Amapá, cresce 304% entre 2022 e 2023

Além das áreas devastadas, a exposição à mercúrio é um dos principais danos à saúde da população ribeirinha. E pode causar tremores, insônia, perda de memória, convulsões, surtos psicóticos e morte. Para gestantes e crianças o perigo é ainda maior

Baixar arquivo
Economia

Banco deve oferecer pacote básico de serviços ao cliente

Uma Resolução do Banco Central determina que as instituições bancárias devem oferecer de forma gratuita cartões de débito, a realização de até quatro saques e duas transferências entre contas na mesma instituição por mês, assim como fornecer dois extratos e consultas pela internet e por telefone.

Baixar arquivo
Política

Semana no Congresso: expectativa de entrega do novo Código Eleitoral

Entre as mudanças, está o fim da reeleição e o mandato de 5 anos, além da coincidência das eleições, com o pleito municipal sendo realizado junto com o federal e o estadual. Para hoje, está previsto um debate sobre a obrigatoriedade da aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo