Bolsonaro sanciona lei que regulamenta o Fundeb

Medida foi publicada em edição extra do DOU

Publicado em domingo, 27 Dezembro, 2020 - 17:00 Por Dayana Victor - Brasília

A lei que regulamenta o novo Fundeb - Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, e sem vetos. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (25). Segundo o Ministério da Educação, até dia 31 de dezembro, os ministros da Economia, Paulo Guedes e Educação, Milton Ribeiro, vão assinar o ato que divulgará os critérios de distribuição dos recursos do novo Fundeb nos 3 primeiros meses de 2021.

O fundo, principal meio de financiamento da educação básica, e que compreende a pré-escola até o ensino médio, terminaria neste mês de dezembro.  Mas em agosto, o Congresso Nacional promulgou uma emenda Constitucional que tornou a medida permanente e com participação maior da União até 2026. Atualmente, o governo federal contribui com 10% do valor arrecadado. Mas, em 2021, passará a arcar com 12%, no ano seguinte com 15%, até chegar a 23%, em 2026.

O texto prevê também que 70% do Fundeb seja usado para o pagamento de salários de profissionais da educação, psicólogos e profissionais de serviço social.

No entanto, para que os estados recebam os recursos do Fundeb, terão que cumprir algumas condições. Entre elas, aumentar o número de alunos matriculados, as taxas de aprovação, notas dos estudantes em exames nacionais de avaliação da educação básica. E ainda, terão que reduzir as desigualdades socioeconômicas e raciais na educação e, cumprir com os parâmetros técnicos de mérito e desempenho para ocupação do cargo de gestor escolar, entre outras.

Em nota, o Palácio do Planalto destacou, por exemplo, que o novo Fundeb dá prioridade à educação infantil para aplicação de recursos, fortalece os conselhos de fiscalização, valoriza os profissionais de educação, e cria mecanismos para melhoria da gestão escolar.

Os recursos do Fundeb vêm da receita obtida pela arrecadação de tributos como o Icms - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Ipva - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Tratamento para tuberculose reduz doses diárias de comprimidos

A Fiocruz explica que a associação dos fármacos vai permitir a diminuição de doses diárias de comprimidos para os pacientes do SUS, o que é importante para aumentar a adesão ao tratamento contra a tuberculose. 

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro retoma restrições para bares e restaurantes

A cidade do Rio de Janeiro retomou as restrições para que bares e restaurantes encerrem as atividades a partir das 17h. A mudança ocorreu após a prefeitura conseguir na Justiça derrubar uma liminar que permitia o funcionamento desses locais até às 20h.

Baixar arquivo
Saúde

Estados recebem nova remessa de vacinas contra covid-19 esta semana

A estimativa inicial de 46 milhões de doses caiu para 38 milhões, depois para 37 milhões, e, neste sábado , a previsão ficou em 30 milhões de doses. 

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo vence Macaé pelo Campeonato Carioca

Sem muitas dificuldades, o Flamengo derrotou o Macaé por 2 a 0, neste sábado (6), no Maracanã, pela 2ª rodada do Campeonato Carioca. Com o resultado, o rubro-negro chegou aos seis pontos marcados, na liderança da competição. Já o Macaé segue sem pontuar.

Baixar arquivo
Geral

Após incêndio, Museu Nacional inicia trabalhos de conservação

Ornamentos de salas históricas do Paço, como a Sala do Trono, a escadaria monumental de mármore, e o famoso meteorito Bendegó são alguns dos elementos que vão receber  os serviços nesta etapa, além de pisos e pinturas murais. 

Baixar arquivo
Geral

Baixada Fluminense ganha Casa do Trabalhador

O governador em exercício  do Rio de janeiro, Cláudio Castro, inaugurou a 1ª Casa do Trabalhador na Baixada Fluminense. Com isso, será ampliada a oferta de políticas de trabalho, emprego e geração de renda.

Baixar arquivo