Bolsonaro sanciona lei que regulamenta o Fundeb

Medida foi publicada em edição extra do DOU

Publicado em 27/12/2020 - 17:00 Por Dayana Victor - Brasília

A lei que regulamenta o novo Fundeb - Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, e sem vetos. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (25). Segundo o Ministério da Educação, até dia 31 de dezembro, os ministros da Economia, Paulo Guedes e Educação, Milton Ribeiro, vão assinar o ato que divulgará os critérios de distribuição dos recursos do novo Fundeb nos 3 primeiros meses de 2021.

O fundo, principal meio de financiamento da educação básica, e que compreende a pré-escola até o ensino médio, terminaria neste mês de dezembro.  Mas em agosto, o Congresso Nacional promulgou uma emenda Constitucional que tornou a medida permanente e com participação maior da União até 2026. Atualmente, o governo federal contribui com 10% do valor arrecadado. Mas, em 2021, passará a arcar com 12%, no ano seguinte com 15%, até chegar a 23%, em 2026.

O texto prevê também que 70% do Fundeb seja usado para o pagamento de salários de profissionais da educação, psicólogos e profissionais de serviço social.

No entanto, para que os estados recebam os recursos do Fundeb, terão que cumprir algumas condições. Entre elas, aumentar o número de alunos matriculados, as taxas de aprovação, notas dos estudantes em exames nacionais de avaliação da educação básica. E ainda, terão que reduzir as desigualdades socioeconômicas e raciais na educação e, cumprir com os parâmetros técnicos de mérito e desempenho para ocupação do cargo de gestor escolar, entre outras.

Em nota, o Palácio do Planalto destacou, por exemplo, que o novo Fundeb dá prioridade à educação infantil para aplicação de recursos, fortalece os conselhos de fiscalização, valoriza os profissionais de educação, e cria mecanismos para melhoria da gestão escolar.

Os recursos do Fundeb vêm da receita obtida pela arrecadação de tributos como o Icms - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Ipva - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.

Últimas notícias
Política

STF autoriza investigação contra Janones por suposta rachadinha

O pedido de investigação feito pela Procuradoria-Geral da República se baseou num áudio, divulgado na semana passada, em que Janones teria proposto que servidores do gabinete dele repassassem parte dos salários para pagar despesas de campanha.

Baixar arquivo
Geral

Lagoa Mundaú: desastre da Braskem atinge pescadores

Desde o começo da crise com afundamento das minas, iniciada em 2018, é a primeira vez que as atividades de pesca são proibidas. A situação trouxe desespero para ao menos 500 pescadores da região, que já vinham sofrendo com a assoreamento da lagoa e a poluição.

Baixar arquivo
Geral

Braskem: moradores falam sobre a vida após a desocupação de bairros

Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. Esses são os bairros “fantasmas” no entorno da lagoa do Mundaú, em Maceió, que foram evacuados pelo risco de desabamento recorrente da exploração mineral de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem.
 

Baixar arquivo
Geral

Brasil tem mais de 11 mil adolescentes em restrição de liberdade

O levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania indica redução de cerca de 45% em relação à última pesquisa, realizada em 2017, quando 24 mil adolescentes cumpriam medidas de semiliberdade e internação.

Baixar arquivo
Cultura

Pelourinho se veste de vermelho e branco para celebrar Santa Bárbara

A celebração ecumênica, coordenada pela Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, celebra a santa católica, padroeira dos bombeiros e dos mercados e reverencia a Orixá Iansã. As cores vermelho e branco estão associadas a essas duas figuras sagradas para as tradições católica e de matriz africana.

Baixar arquivo
Internacional

Movimentos sociais defendem novas bases para acordo Mercosul e UE

Lideranças avaliam que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia precisa ser refeito a partir de novas bases que acompanhem as mudanças que o mundo vivenciou, com prioridade para os temas da solidariedade entre os povos e sustentabilidade.

Baixar arquivo