Evasão do ensino superior privado aumenta na pandemia

Informação é do Mapa do Ensino Superior no Brasil

Publicado em 08/06/2021 - 13:33 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A evasão no ensino superior privado cresceu no período da pandemia. O número de estudantes fora das universidades e faculdades aumentou de 30% em 2019 para 35,9% no ensino presencial em 2020; e de 35%, em 2019, para 40%, no ensino a distância, em 2020.

Os dados são da nova edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, lançado nesta terça-feira (8) pelo Instituto Semesp, o Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior do Estado de São Paulo  

O diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, cita, entre as causas para esse aumento, as dificuldades dos estudantes para manter os custos e as mensalidades no ensino superior.

Outro destaque foi a influência da pandemia entre os estudantes de ensino médio. O estudo constatou um aumento na busca de cursos ligados à saúde como educação física, nutrição, psicologia.

O mapa também observou a baixa escolarização no país, principalmente no ensino superior. As estimativas são de que a cada quatro alunos que concluem o ensino básico, dois concluem o ensino médio e, no fim, apenas um deles conclui o ensino superior. 

Atualmente, a taxa de escolarização no ensino superior, ou seja, de estudantes de 18 a 29 anos que poderiam estar no ensino superior, é de apenas 18,1%. Nesse sentido, o Semesp defende mais políticas públicas de financiamento para o ensino superior para reverter esse quadro.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

UFMT cria curativo para queimaduras com babosa, própolis e borracha

A combinação de borracha natural com própolis e babosa deve propiciar uma cicatrização mais rápida das queimaduras e evitar trocas frequentes de curativos. Projeto está em fase de testes.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Paz reinstala placas em homenagem a policiais e crianças

O painel com os nomes de vítimas da violência começou a ser montado em 2015, e já tem quase 70 placas.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de quarta-feira (19)

Na Copa das Nações Africanas, Egito derrotou Sudão por 1 a 0; Nigéria bateu Guiné Bissau por 2 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: ANS inclui teste rápido nas coberturas obrigatórias dos planos

A resolução normativa foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (20).

Baixar arquivo
Geral

Rio registra temperatura de 35ºC nessa quarta

Nessa quarta-feira (19), a cidade do Rio de Janeiro registrou 44,8 graus de sensação térmica, de acordo com o Sistema Alerta Rio, serviço meteorológico da prefeitura.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: STF pede explicações sobre vacinação irregular em menores

Até dezembro do ano passado, cerca de 2.400 crianças de zero a quatro anos, além de mais de 18 mil crianças de cinco a 11 anos teriam sido vacinadas contra a covid-19 com o imunizante da Pfizer.

Baixar arquivo