STF analisa desconto nas mensalidades de cursos universitários

Publicado em 18/11/2021 - 10:05 Por Victor Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O plenário do Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento de duas ações contra decisões judiciais que concederam descontos nas mensalidades de cursos universitários que eram presenciais e, durante a pandemia, passaram a ter aulas online.

As ações foram movidas pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela Associação Nacional das Universidades Particulares, contra diversos municípios, estados e o Distrito Federal. Para as entidades, o desconto ofende direitos fundamentais, como o valor social da livre iniciativa e da autonomia universitária.

A relatora Rosa Weber considerou justos esses pedidos. Para ela, não existe cautela, proporcionalidade, nem equilíbrio nas decisões judiciais que definem descontos de forma generalizada.

Para o Conselho de Reitores e a Associação das Universidades Particulares, as decisões beneficiam até mesmo quem não teve a renda afetada durante a pandemia. E retiram das instituições o poder de negociar com os pais ou alunos individualmente.

Rosa Weber apontou como melhor caminho essa negociação caso a caso, levando em consideração alguns pontos específicos.

O julgamento começou nesta quarta-feira. Quatro ministros já votaram. A relatora Rosa Weber aceitou todos os pedidos feitos pelas entidades. Já o ministro Kassio Nunes Marques, rejeitou as duas ações. Ele avaliou que a redução de mensalidade para todos é injusta, mas criticou as próprias faculdades privadas que, ao questionarem os descontos, não informaram o impacto deles e ainda pediram que o Supremo proíba que outras decisões judiciais concedam novos descontos no futuro.

 O ministro Gilmar acolheu em parte os pedidos das universidades particulares contra os descontos. Ele foi acompanhado por Alexandre de Moraes.

 


 

 

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo