Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

Datas foram publicadas hoje no Diário Oficial da União

Publicado em 21/01/2022 - 16:08 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. E as datas previstas para esse e outros exames estão em portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21).

Já o Revalida, aquele exame que confirma o diploma de quem estudou medicina fora do Brasil, terá duas etapas. A primeira vai ser no dia 6 de março; e a segunda etapa nos dias 25 e 26 de junho. Já a 2ª edição do Revalida neste ano deve acontecer em agosto e dezembro.

O Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, está marcado para o dia 28 de agosto. Este exame é para as pessoas que não concluíram os estudos na idade mais adequada. Podem se inscrever também pessoas que estejam cumprindo pena e adolescentes sob medidas socioeducativas e em privação de liberdade.

Nos dias 11 de abril e 31 de maio acontecem as provas do Pisa – o Programa Internacional de Avaliação de Alunos – que acontece a cada dois anos, desde 2000, e serve para avaliar como está o desempenho dos estudantes de um país em comparação com outros. 

Também em maio deve acontecer a avaliação do Celpe-Bras, que avalia o conhecimento de língua portuguesa para os estrangeiros que vivem no Brasil.

No dia 27 de novembro acontece o Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.

As datas dessas provas e exames nacionais são de responsabilidade do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. De acordo com o Inep, essas datas podem ser alteradas, dependendo da necessidade de ajuste das etapas necessárias para a realização dos exames. Quem tiver dúvidas ou quiser mais detalhes sobre o exame que pretende fazer, deve entrar na página do Inep

 

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo