Dicas do Enem: saiba como ir bem na prova de Língua Estrangeira

Publicado em 02/11/2023 - 17:01 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023, é agora, no próximo domingo! E a Rádio Nacional te dá aquela força nesta reta final com dicas pra essa primeira rodada de provas. 

Hoje, a gente fala sobre Língua Estrangeira que pode ser Espanhol ou Inglês, de acordo com a escolha do candidato. Ela está dentro da Área de Conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e compõe a primeira prova do exame.  

E pra gente ir direto ao ponto, o professor André Goofy, coordenador pedagógico do Reciclagem Educacional, fala das principais características da prova de Língua Estrangeira.O professor André explica que a nota de Língua Estrangeira no Enem não tem um cálculo separado como em alguns vestibulares. Ela compõe a nota de Linguagens junto com Português, Literatura e outras disciplinas dessa área de conhecimento. E é exatamente por isso que ela é importante, já que geralmente os candidatos não atingem a nota máxima em Linguagens. Segundo Goofy, traduzir palavras não é comum no Enem. Mas, associar a situações, sim. E o mesmo acontece com Gramática. 

A interdisciplinaridade também não é característica da prova de Língua Estrangeira. E uma outra característica da prova de Língua Estrangeira é a linguagem literária mais metafórica, linguagens não convencionais, principalmente em Inglês. 

E o professor dá uma última dica: comece sempre lendo o enunciado antes de ler o texto. Isso direcionará a leitura para o que foi pedido.

Depois dessa força do professor Goofy, a gente só pode te desejar buena prueba ou have a good test.

Você pode conferir as outras dicas do ENEM pelos links abaixo:

Dicas do Enem: Saiba o que o candidato precisa para fazer o exame

Dicas do Enem: Professoras dão uma aula para você ir bem na Redação

*O Dicas do Enem é um produto da Radioagência Nacional em parceria com o Radiojornalismo EBC e contou com a produção de Simone Magalhães e sonoplastia de Jailton Sodré.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo