Lei de Cotas no ensino federal passa a incluir quilombolas

Publicado em 13/11/2023 - 17:46 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Criada há mais de 10 anos, a lei de cotas no ensino federal passou por mudanças, que já valem para o próximo SISU, Sistema de Seleção Unificada.

Sancionada nesta segunda-feira (13), a norma - que reserva vagas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência – agora inclui quilombolas. 

Para a coordenadora do coletivo nacional de educação da Conaq, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos, Givania da Silva, a lei de cotas já era uma vitória, com a inclusão dos quilombolas, essa população deve sair da invisibilidade. 

O texto sancionado diz que o programa de cotas deve ser avaliado a cada 10 anos e que os cotistas terão prioridade para receber o auxílio estudantil, que ajuda a se manter na universidade. 

Assim que sancionou a nova lei de cotas, em cerimônia do Palácio do Planalto, o presidente Lula citou o dado do Inep, que os estudantes cotistas apresentam taxa de desistência no ensino federal 10% que os demais. 

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse, no evento que é fruto da lei de cotas, considerada, por ela a segunda mais importante na reparação brasileira pelas pessoas e descendentes das que foram escravizadas. 

Outra mudança na lei: antes, o cotista concorria apenas às vagas reservadas. Agora, se ele tiver pontuação para ser aprovado em ampla concorrência, não precisa das cotas. Só entra desta forma se não tiver pontuação pela ampla concorrência. Outra mudança é a redução da renda familiar: antes era a média de até um salário-mínimo e meio. Agora, o valor passa a ser no máximo de um salário. 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS: nível do Guaíba sobe e pode bater novo recorde

O estado é de alerta. O nível do Guaíba pode chegar a 5,40 metros nas próximas horas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Indígenas criam sala de situação para monitorar queimadas em Roraima

A Sala de Situação Indígena compartilha os dados com os brigadistas, Prevfogo do Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura de Canoas pede apoio para retirada de água da cidade

Prefeito pede que que empresas, grupos empresariais, governos, prefeituras, possam ajudar com motobombas, para que as águas sejam retiradas. O município perdeu 41 escolas e 19 unidades básicas de saúde foram destruídas.

Baixar arquivo
Geral

Movimento Mães de Acari recebe Medalha Pedro Ernesto

Durante a cerimônia, nessa segunda-feira (13), na Câmara Municipal, as Mães de Acari receberam, por meio da vereadora Mônica Cunha, do Psol, a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria da cidade.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: filme russo “Stalker”

 O filme foi exibido em 14 de maio de 1979 em todo o território da União Soviética praticamente sem cortes, sem censura do governo.

Baixar arquivo
Geral

Temperatura em Santa Catarina pode chegar perto de 0ºC nesta quarta

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, uma massa de ar frio e seco se intensifica e mantém as temperaturas baixas.

Baixar arquivo