Quem perdeu o Enem por algum problema de logística, como desastres naturais e falta de energia, ou por alguma doença infectocontagiosa, como covid, influenza ou meningite, tem até sexta-feira para pedir a reaplicação do exame. Para isso, basta acessar a página do participante. Lembrando que é preciso enviar também um documento que comprove a necessidade, como um atestado, por exemplo. Os pedidos serão analisados individualmente. E atenção: depois de inserir os dados no pedido, as informações não poderão ser alteradas.
Aqueles candidatos que não fizeram a prova porque foram alocadas a uma distância maior que 30 quilômetros da residência informada no momento da inscrição também podem solicitar a reaplicação.
As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
Agora, quem fez o exame precisa segurar a ansiedade. A boa notícia é que o INEP vai antecipar a divulgação do gabarito. Em vez de ser dia 24, já será amanhã, terça-feira, às 19h. Previsão dada pelo próprio ministro da Educação, Camilo Santana, na coletiva desse domingo. Resultado mesmo, só em janeiro.
E todas as informações estão, como sempre, na página do participante, no enem.inep.gov.br.
![Reuters/Ibraheem Al Omari/proibida reprodução Soccer Football - Intercontinental Cup - Derby of the Americas - Botafogo v Pachuca - Stadium 974, Doha, Qatar - December 11, 2024 Botafogo's Luiz Henrique in action with Pachuca's Andres Micolta REUTERS/Ibraheem Al Omari](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/PRF Seis toneladas de tabletes de maconha](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 10/08/2023 - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado fala com jornalista na saída do ministério da Fazenda, após encontro com ministro, Fernando Haddad.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Dólar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Divulgação/Exército Brasileiro Pela primeira vez na história do Exército Brasileiro, as mulheres poderão se tornar oficiais combatentes e chegar à patente de general e até ao comando do Exército](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)