Desenrola do Fies já regularizou dívidas de 162 mil estudantes

Inadimplentes têm até 31 de maio para pedir a renegociação

Publicado em 06/01/2024 - 16:19 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Mais de 162 mil pessoas já tiveram a oportunidade de regularizar as dívidas junto ao Fundo de Financiamento Estudantil pelo programa “Desenrola do Fies”. Estudantes com débitos em contratos celebrados até 2017, e que estavam inadimplentes no fim de junho do ano passado, puderam renegociar com descontos de até 99% no valor da dívida e até 100%, nos juros.   

De novembro a janeiro, mais de R$ 300 milhões foram restituídos aos cofres públicos, referentes aos R$ 7 bilhões de dívidas renegociadas. O balanço foi feito a partir de dados coletados pelo Ministério da Educação junto aos agentes financeiros.  

O estudante com dívidas no Fies deve solicitar renegociação até o dia 31 de maio de 2024. Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar o agente financeiro com o qual têm contrato. Além disso, o MEC e o Fundo de Financiamento Estudantil têm canais de atendimento, no telefone 0800 616161. 

O Fies financia a graduação de estudantes em cursos presenciais com avaliação positiva no Ministério da Educação. A exigência é ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Enem e não ter tirado zero na redação.  

 

Edição: Paula de Castro / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga o caso da mulher que levou cadáver do tio ao banco

Funcionários do banco desconfiaram que o homem estava morto na cadeira de rodas e chamaram o SAMU, que confirmou o óbito. O caso aconteceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Em participação numa audiência do Senado, o cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho, pediu que o estatuto tenha “um olhar mais direito à população pantaneira, que sãos os indígenas e ribeirinhos”. Os Guatós pedem que o estatuto inclua estudos antropológicos para a regularização fundiária.

Baixar arquivo
Geral

Governo retoma Conselho Nacional de Política Indigenista

O colegiado foi fechado em 2019 no governo de Jair Bolsonaro. 

Baixar arquivo