logo Radioagência Nacional
Educação

Escolas que disputam as Olímpíadas de Matemática se destacam no ENEM

Média da nota no é menor entre escolas que não participam
Baixar
Tatiana Alves
27/05/2024 - 19:48
Rio de Janeiro

Estudantes de escolas com altas taxas de participação na Obmep, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, têm obtido melhores resultados no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.  A conclusão é de uma pesquisa conduzida pelo IED, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, organização que se dedica a estudos em educação.

Um levantamento publicado nesta segunda-feira (27) mostra que essas instituições também registram maiores taxas de aprovações de seus alunos e menores distorções na equivalência entre idade e série. Nas escolas em que pelo menos 65% dos estudantes classificados participaram da segunda fase, constatou-se que o aprendizado em matemática não beneficia apenas os estudantes que se destacam na disciplina, mas toda a turma.

A média da nota na prova de matemática do Enem, considerando todas as instituições  onde houve alunos que conquistaram medalhas na Obmep, foi de 516,1. Entre aquelas que não participaram ou que não foram premiadas, a média cai para 488,5.

Ainda de acordo com a pesquisa do IED, o envolvimento na Olimpíada também favorece o acesso ao ensino superior. As escolas com altas taxas de participação e alunos premiados têm maiores percentuais de estudantes que alcançam média no Enem, compatível com as exigências para admissão em faculdades públicas e privadas.

x