Camilo Santana se posiciona contra teto de gastos para educação

Publicado em 18/06/2024 - 09:05 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro Camilo Santana afirmou, nessa segunda-feira, que o Brasil não pode aplicar um teto de gastos para a área da educação. Segundo ele, "é preciso melhorar a qualidade da aplicação dos recursos públicos na área".

Ao participar de um encontro da Unesco, em Paris, Camilo Santana defendeu a necessidade de ampliar os investimentos na educação básica buscando resultado e metas para estados e municípios. Segundo o ministro, o Brasil é o terceiro, entre 41 países, com o menor orçamento para educação básica. A base para a informação foi um levantamento feito pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Camilo Santana disse que nunca foi procurado para discutir a redução dos recursos do Ministério e se disse a favor de ampliar recursos para a educação. O ministro Camilo Santana citou uma fala do presidente Lula de que "despesa em educação não pode ser vista como gasto e sim como investimento".

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a aceleração de uma agenda de revisão dos gastos públicos. Também o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, confirmou que há discussões nesse sentido. No entanto, não há nenhuma definição para anuncio de cortes.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Política

Fundo eleitoral para eleições municipais será de R$ 4,9 bilhões

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os valores que cada partido vai receber de Fundo Eleitoral. Serão R$ 4,9 bilhões divididos entre 29 partidos.

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul tem nova alerta para chuvas intensas e inundações

A Defesa Civil orienta que a população não retorne para áreas alagadas ou com risco de deslizamento de terra.

Baixar arquivo
Educação

Camilo Santana se posiciona contra teto de gastos para educação

Ao participar de um encontro da Unesco, em Paris, Camilo Santana defendeu a necessidade de ampliar os investimentos na educação básica buscando resultado e metas para estados e municípios

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria comenta parecer da OAB sobre PL 1904/2024

O Viva Maria desta terça-feira trata do Projeto de Lei 1904/2024, que prevê a equiparação do aborto após 22 semanas de gravidez ao crime de homicídio

Baixar arquivo
Cultura

Bagaceira, novo álbum de Dona Onete, celebra o interior paraense

Dona Onete chega aos 85 anos a todo vapor. A rainha do Carimbó Chamegado tem mais de 300 canções próprias e segue criando e compondo sobre a riqueza da cultura do Pará.

Baixar arquivo
Esportes

Palmeiras goleia Atlético Mineiro fora de casa pelo Brasileirão

O Palmeiras, dentro da Arena MRV, goleou o Atlético Mineiro por 4 a 0. 

Baixar arquivo