Inscrições do Enem para estudantes gaúchos se encerram na sexta

Cerca de 260 mil candidatos habilitados já garantiram participação

Publicado em 17/06/2024 - 11:17 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

As inscrições do Enem para os estudantes gaúchos foram reabertas. O prazo, agora, vai até sexta-feira, dia 21, às 23h59. Isso por conta das chuvas e dificuldades na região. Segundo o Ministério da Educação, foram cinco milhões de inscrições em todo o país, sendo quase 260 mil candidatos do Estado.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e o MEC avalia a necessidade de outra data para o Rio Grande do Sul.

Para fazer a inscrição, é preciso acessar a Página do Participante com o login do gov.br. O endereço é o enem.inep.gov.br/participante.

Atenção: mesmo quem tem isenção, como é o caso de alunos da rede pública, precisa se inscrever, já que o Enem é a principal porta de entrada para cursos superiores no Brasil. A nota no exame é um dos critérios de seleção. Além disso, sem ela, o estudante não consegue se inscrever em programas como Prouni, Fies e Sisu.

Últimas notícias
Educação

Milhares de alunos continuam fora das escolas no Rio Grande do Sul

Na rede estadual, 27 escolas seguem fechadas e mais de 8.400 estudantes estão sem aulas. Na rede municipal de Porto Alegre são 7 mil alunos sem aulas e 14 escolas ainda sem condições de uso devido aos alagamentos.

Baixar arquivo
Política

Lula afirma que está perto de um acordo com quilombolas de Alcântara

A cidade vive uma disputa com o governo, por causa da expansão da Base Espacial, que fica na região. O presidente foi ao Maranhão anunciar uma série de investimentos. Em entrevista, ele defendeu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF vai investigar incêndio no Parque Nacional do Itatiaia

Foram feitas 20 representações que levaram à abertura do procedimento, que deve ser concluído em até 30 dias. Estão sendo colhidas informações iniciais para justificar a instalação de investigações tanto na esfera cível quanto criminal.

Baixar arquivo
Cultura

Machado de Assis, 185 anos e cada vez mais atual

“A cada momento, a cada leitura, ele parece estar escrevendo para nós. Para pessoas que surgem depois do desaparecimento físico do autor”, afirma Antonio Carlos Secchin, atual ocupante da cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras, que foi fundada por Machado de Assis.

Baixar arquivo
Cultura

Adélia Prado vence Prêmio Machado de Assis

Essa é a mais importante honraria da Academia Brasileira de Letras e uma das mais tradicionais do país. O prêmio celebra os mais de 20 livros publicados pela escritora mineira.

Baixar arquivo
Economia

Intenção de consumo das famílias cresce 0,5% em junho

A tendência é de alta nos três últimos meses, segundo pesquisa da CNC. O crescimento se deu principalmente entre as famílias com renda abaixo de 10 salários mínimos.

Baixar arquivo