MP Eleitoral pede cassação e inelegibilidade do prefeito de Petrópolis
O prefeito e o vice-prefeito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, candidatos à reeleição, foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral, por condutas consideradas ilegais durante o período de eleições.
O prefeito Bernardo Rossi, do PL, utilizou o seu perfil pessoal em rede social para transmitir atos do município, o que é considerado uso da maquina pública para propaganda eleitoral. Estão no centro da denúncia 39 postagens feitas entre 16 de junho e 14 de agosto mostrando inauguração de obras, visitas a projetos e vistorias.
De acordo com a Promotoria eleitoral, o custo das filmagens e produção das lives foi efetuado com verba pública municipal. A denúncia destaca uma dessas lives realizada de dentro da própria prefeitura com uso da logomarca do município e a participação de secretários. A live foi transmitida ao vivo por Bernardo Rossi em seu próprio perfil.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral pede que a Justiça decrete a inelegibilidade de Bernardo Rossi e do vice-prefeito Baninho tanto para esta eleição quanto para os oito anos seguintes pelas condutas de abuso de autoridade, de poder político e da violação ao princípio constitucional da impessoalidade.
O MP quer ainda que os registros de candidatura dos dois sejam cassados, que seja aplicada multa e que a rede social bloqueie e preserve os endereços eletrônicos das páginas para evitar que os conteúdos sejam apagados e também que a propaganda irregular continue.
A Assessoria de imprensa da campanha do prefeito e do vice foi procurada para que eles se posicionassem sobre a ação, mas não houve resposta até o fechamento desta reportagem.
![Frame Câmera de segurança de Ubatuba São Paulo (SP) 09/01/2025 - Um avião de pequeno porte varou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodiu na Praia do Itaguá na manhã desta quinta-feira.
Frame Câmera de segurança de Ubatuba](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 09/01/2025 - A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante anúncio da instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses e o novo Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Martins/Prefeitura de Santos Santos (SP), 04/01/2025 - Praia da Baixada Santista. Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X Estreito-MA 23/12/20224 Governador do Maranhão em Estreito para averiguar a situação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou neste domingo. Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília - Alunas do Centro de Ensino Fundamental 25, em Ceilândia, são vacinadas contra o papiloma vírus humano - HPV (Marcelo Camargo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)