MP Eleitoral pede cassação e inelegibilidade do prefeito de Petrópolis

Prefeito usou perfil em rede social para transmitir atos do município

Publicado em 19/10/2020 - 10:11 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O prefeito e o vice-prefeito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, candidatos à reeleição, foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral, por condutas consideradas ilegais durante o período de eleições.

O prefeito Bernardo Rossi, do PL, utilizou o seu perfil pessoal em rede social para transmitir atos do município, o que é considerado uso da maquina pública para propaganda eleitoral. Estão no centro da denúncia 39 postagens feitas entre 16 de junho e 14 de agosto mostrando inauguração de obras, visitas a projetos e vistorias.

De acordo com a Promotoria eleitoral, o custo das filmagens e produção das lives foi efetuado com verba pública municipal. A denúncia destaca uma dessas lives realizada de dentro da própria prefeitura com uso da logomarca do município e a participação de secretários. A live foi transmitida ao vivo por Bernardo Rossi em seu próprio perfil.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral pede que a Justiça decrete a inelegibilidade de Bernardo Rossi e do vice-prefeito Baninho tanto para esta eleição quanto para os oito anos seguintes pelas condutas de abuso de autoridade, de poder político e da violação ao princípio constitucional da impessoalidade.

O MP quer ainda que os registros de candidatura dos dois sejam cassados, que seja aplicada multa e que a rede social bloqueie e preserve os endereços eletrônicos das páginas para evitar que os conteúdos sejam apagados e também que a propaganda irregular continue.

A Assessoria de imprensa da campanha do prefeito e do vice foi procurada para que eles se posicionassem sobre a ação, mas não houve resposta até o fechamento desta reportagem.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Polícia Civil analisa novas imagens do ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Projeto troca pilhas e materiais eletrônicos por verduras e hortaliças

Moradores de Palmas, no Tocantins, que tiverem pilhas, baterias, computadores, celular e outros eletrônicos inutilizados podem trocá-los por verduras, hortaliças e mudas de árvores no Instituto Natura Vida.

Baixar arquivo
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo