MP Eleitoral pede cassação e inelegibilidade do prefeito de Petrópolis

Prefeito usou perfil em rede social para transmitir atos do município

Publicado em 19/10/2020 - 10:11 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O prefeito e o vice-prefeito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, candidatos à reeleição, foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral, por condutas consideradas ilegais durante o período de eleições.

O prefeito Bernardo Rossi, do PL, utilizou o seu perfil pessoal em rede social para transmitir atos do município, o que é considerado uso da maquina pública para propaganda eleitoral. Estão no centro da denúncia 39 postagens feitas entre 16 de junho e 14 de agosto mostrando inauguração de obras, visitas a projetos e vistorias.

De acordo com a Promotoria eleitoral, o custo das filmagens e produção das lives foi efetuado com verba pública municipal. A denúncia destaca uma dessas lives realizada de dentro da própria prefeitura com uso da logomarca do município e a participação de secretários. A live foi transmitida ao vivo por Bernardo Rossi em seu próprio perfil.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral pede que a Justiça decrete a inelegibilidade de Bernardo Rossi e do vice-prefeito Baninho tanto para esta eleição quanto para os oito anos seguintes pelas condutas de abuso de autoridade, de poder político e da violação ao princípio constitucional da impessoalidade.

O MP quer ainda que os registros de candidatura dos dois sejam cassados, que seja aplicada multa e que a rede social bloqueie e preserve os endereços eletrônicos das páginas para evitar que os conteúdos sejam apagados e também que a propaganda irregular continue.

A Assessoria de imprensa da campanha do prefeito e do vice foi procurada para que eles se posicionassem sobre a ação, mas não houve resposta até o fechamento desta reportagem.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo