Abstenção chega a 29,4% no segundo turno das eleições municipais
![Marcello Casal jr/Agência Brasil O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, participa de entrevista coletiva sobre o segundo turno das eleições municipais 2020](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Mais de 26,784 milhões de brasileiros foram às urnas votar neste segundo turno. De acordo com o balanço do Tribunal Superior Eleitoral, o número de abstenções nesta etapa chegou a pouco mais de 29,4%. Uma taxa maior do que a registrada em anos anteriores.
Às 21h11 toda a apuração já tinha sido encerrada.
Finalizada a eleição, o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, afirmou que a alta abstenção era um temor real do tribunal, por causa da pandemia de Covid-19.
Barroso disse ainda que nenhum ataque virtual ao sistema eleitoral, neste segundo turno, foi bem sucedido. O presidente do TSE considerou o pleito um sucesso e reafirmou que o sistema das urnas eletrônicas é livre de fraudes.
O ministro também comentou o possível retorno do voto impresso no país, e afirmou que, hoje, essa opção não é viável.
Durante a coletiva, Luis Roberto Barroso disse que a Polícia Federal vai continuar investigando o ataque hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral no primeiro turno.
Segundo a PF, o inquérito policial aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderado por um cidadão português, foi responsável pelos ataques criminosos aos sistemas do TSE. Uma pessoa foi presa.
![Lula Marques/Agência Brasil Brasília (DF) 12/02/2025 - Ministro da Casa Civil Rui Costa apresenta aos gestores municipais os detalhes da segunda etapa do Novo PAC Seleções, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Lula Marques/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/03/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da entrega de cartões do Programa Pé-de-Meia para alunos de todo o País. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 06/12/2024 - Câmeras corporais de segurança da PM de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![hosnysalah/Pixabay Membro da imprensa, Jornalista, fotógrafo, em cobertura de guerra ou conflito. Foto: hosnysalah/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gilvan de Souza/CRF/Direitos Reservados bruno henrique, flamengo, supercopa do brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)