Campanha visa alertar população contra violência política de gênero

Serão coletados dados de intolerância política contra mulheres

Publicado em 09/11/2020 - 16:37 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Depois de criar o Observatório da Intolerância Política, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e o Instituto Alziras, organização que tem como missão contribuir para maior participação feminina no cenário político, se uniram no lançamento de uma campanha. 

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de combate à violência política de gênero. A campanha, lançada nesta segunda-feira (09), vai coletar dados sobre os casos de violência e intolerância política, principalmente contra mulheres, ocorridos durante a campanha ao pleito municipal deste ano, em todo o estado do Rio de Janeiro.

A partir daí, será produzido um estudo que colabore no enfrentamento ao problema. O trabalho conta com a articulação da ouvidoria e dos núcleos de Defesa das Mulheres, da Diversidade Sexual e de Combate ao Racismo da Defensoria.

Nas redes sociais, a ação inclui um formulário para a coleta de casos vividos por eleitoras e candidatas. Os relatos serão transformados em dados estatísticos. Além do questionário, o formulário também traz informações sobre todos os canais de atendimento da Defensoria Pública, caso haja interesse na assistência jurídica.

Segundo o instituto Alziras,a violência política é a 2ª principal barreira para acesso e permanência de prefeitas brasileiras na política. Além disso, os dados indicam que mais da metade relatou ter sido vítima de algum tipo de ataque.

Para registrar um caso de violência ou intolerância política, basta acessar o site da Defensoria.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo