Campanha visa alertar população contra violência política de gênero
Depois de criar o Observatório da Intolerância Política, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e o Instituto Alziras, organização que tem como missão contribuir para maior participação feminina no cenário político, se uniram no lançamento de uma campanha.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de combate à violência política de gênero. A campanha, lançada nesta segunda-feira (09), vai coletar dados sobre os casos de violência e intolerância política, principalmente contra mulheres, ocorridos durante a campanha ao pleito municipal deste ano, em todo o estado do Rio de Janeiro.
A partir daí, será produzido um estudo que colabore no enfrentamento ao problema. O trabalho conta com a articulação da ouvidoria e dos núcleos de Defesa das Mulheres, da Diversidade Sexual e de Combate ao Racismo da Defensoria.
Nas redes sociais, a ação inclui um formulário para a coleta de casos vividos por eleitoras e candidatas. Os relatos serão transformados em dados estatísticos. Além do questionário, o formulário também traz informações sobre todos os canais de atendimento da Defensoria Pública, caso haja interesse na assistência jurídica.
Segundo o instituto Alziras,a violência política é a 2ª principal barreira para acesso e permanência de prefeitas brasileiras na política. Além disso, os dados indicam que mais da metade relatou ter sido vítima de algum tipo de ataque.
Para registrar um caso de violência ou intolerância política, basta acessar o site da Defensoria.