Eleitor já pode justificar ausência no 2º turno

Segundo TSE, quase 700 mil utilizaram o e-Título nesse domingo

Publicado em 30/11/2020 - 10:03 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

Quem não conseguiu votar no segundo turno das eleições pode fazer a justificativa a partir desta segunda-feira. O prazo vai até 28 de janeiro. Aqueles que deixaram de votar no primeiro turno têm agora menos tempo, até 14 de janeiro.

É que, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, o prazo é de até 60 dias após a votação para o eleitor dizer o motivo para não ter comparecido às urnas.

Quem está no exterior tem até 30 dias, a partir do retorno ao Brasil.

E a justificativa pode ser feita de três formas: pelo aplicativo E-Titulo, pelo site ( justifica.tse.jus.br) ou indo até o cartório eleitoral. É importante levar documentos que comprovem a razão da ausência.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que no segundo turno das eleições, nesse domingo (29), 667.714 eleitores justificaram ausência na votação por meio do aplicativo e-Título. De acordo com o tribunal, o aplicativo “funcionou adequadamente e sem instabilidade”.

No primeiro turno, devido ao grande número de acessos simultâneos, eleitores tiveram dificuldade para realizar o processo de justificativa pelo e-Título

E para quem acha que não acontece nada se não fizer a justificativa, o Código eleitoral prevê que , enquanto não regularizar a situação, o eleitor pode ficar, por exemplo, sem conseguir obter passaporte ou carteira de identidade, receber salário e até mesmo participar de concurso.

E é sempre Bom lembrar que o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para aqueles com 16 e 17 anos e os maiores de 70.


 

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo