Em quatro anos, 38 pessoas foram mortas em ataques a políticos no Rio

46 políticos foram atacados a tiros na Região Metropolitana da capital

Publicado em 10/11/2020 - 13:29 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Quarenta e seis políticos foram atacados a tiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de 2016 para cá, de acordo com um levantamento da plataforma Fogo Cruzado. Isso representa uma média de nove baleados por ano, e do total, 38 morreram. A plataforma registrou ainda 13 ataques que não deixaram vítimas, três deles ocorridos na semana passada.

Somente este no, já são sete os alvejados, e apenas um deles sobreviveu, o vereador carioca candidato a reeleição Zico Bacana, baleado no início deste mês. No entanto, no mesmo ataque, outras quatro pessoas foram feridas e duas não resistiram.

Para a analista de dados da plataforma, Maria Isabel Couto, isso mostra como as disputas políticas no estado não estão sendo decididas apenas nas urnas.

A Baixada Fluminense concentrou 76% do total de políticos baleados nesses cinco anos, com 35 vítimas, das quais 29 morreram. Entre os municípios da região, Nova Iguaçu é o “campeão” com sete mortos e um ferido, seguido de perto por Magé, com sete políticos alvejados nos últimos anos, todos mortos.

Além disso, os analistas da plataforma destacam que das 46 vítimas registradas no período avaliado, 11 eram agentes de segurança pública. Seis deles morreram.

Os casos ocorridos este ano acenderam um alerta para as autoridades públicas. Depois que dois candidatos a vereador foram assassinados em Nova Iguaçu, a polícia civil montou uma força tarefa para investigar grupos de milícias e tentar diminuir a sua influência no pleito.

A Polícia Federal também anunciou reforços para a segurança em Magé após o assassinato de uma mulher que estava trabalhando como cabo eleitoral, logo depois dela ter denunciado supostos esquemas de corrupção no município.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo